Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Carlos Augusto cobra promessa de ciclovias e ciclofaixas com dados defasados

Marco Zero Conteúdo / 26/08/2016

naoebemassimSite“A Prefeitura tem que fazer o seu dever de casa: construir mais ciclovias e garantir a segurança do ciclista. São poucos trechos e muito curtos como este aqui. Foram prometidos 76quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Mas até hoje só existem 33 quilômetros.” – Carlos Augusto Costa (PV), em vídeo postado na sua página oficial do Facebook, em 19 de agosto de 2016

O candidato a prefeito pelo Partido Verde, Carlos Augusto Costa, usou o Facebook para denunciar que a Prefeitura do Recife não cumpriu nem metade da promessa feita por Geraldo Julio, nas últimas eleições, de instalar 76 km de ciclovias e ciclofaixas nas ruas da cidade. Procurada pelo Truco Eleições 2016, – projeto de fact-checking da Agência Pública, no Recife feito em parceria com aMarco Zero Conteúdo, a assessoria do candidato disse que os números citados no vídeo são da Ameciclo (Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife). O Truco checou que parte dos dados utilizados por Carlos Augusto estão defasados e são discutíveis. Portanto, ele recebe a carta “Não é bem assim”.

Na primeira parte da declaração, Carlos Augusto está correto. Realmente, Geraldo Julio prometeu 76quilômetrosde novas ciclovias e ciclofaixas em seu programa de governo, em 2012, no capítulo Transporte e Mobilidade Urbana. Porém, quanto à informação de que o Recife conta com 33 quilômetros de vias para ciclistas, o candidato do Partido Verde acabou usando dados defasados.

Segundo a própria Ameciclo, ouvida pelo Truco, os dados mais atualizados mostram que o Recife conta com 40,4 quilômetros de rede para bicicletas. Esses números estão disponíveis para consulta no mapa georreferenciadoproduzido pela própria associação. Ainda há um relatório da própria Ameciclo, publicado em junho de 2016, em que aparece a informação de que existem 34,85 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade. Mesmo esses dados, que segundo a entidade estão defasados, não batem com o declarado por Carlos Augusto.

Os números atualizados da Ameciclo são bem próximos dos 41,6 quilômetros que constam nosite da Prefeitura . O problema é que nesta mesma página existe uma tabela onde a soma chega a 45,88 quilômetros de vias para ciclistas na cidade. Pedro Guedes, arquiteto e urbanista associado à Ameciclo, explica essa disparidade entre os números da prefeitura e da associação. Segundo ele, a medição feita pela prefeitura usa de alguns artifícios que aumentam a informação. As vias de mão dupla, por exemplo, deveriam ser medidas em apenas um sentido, enquanto a prefeitura mede em dobro. Os números “quebrados” também são arredondados “sempre” para mais, o que acaba influenciando na soma total.

(Carol Seixas)

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.