Com que presidente o Brasil passou o 7 de Setembro desde o Estado Novo

0

A República brasileira já teve 36 governantes em 126 anos de República, mas somente 12 deles conseguiram ser eleitos e terminarem o mandato. Washington Luís, Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Carlos Luz, João Goulart e Fernando Collor formam um grupo dos que foram depostos e a eles se junta agora Dilma Rousseff. A ex-presidenta conseguiu terminar seu primeiro mandato, assim como outros quatro líderes que desde 1926 foram eleitos (Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitschek, Lula e FHC).

Um pouco do governo e da relação dos presidentes com a data independência a partir do Estado Novo pode ser conferido abaixo. A condição de eleito ou não eleito a que se referem as informações é relacionada ao sufrágio à chegada ou não ao cargo máximo da República pela via do voto popular.

Compartilhe:

Sobre o autor

Jornalista formado, com mestrado e doutorado em Sociologia. Pesquisa formas periféricas de apropriação tecnológica e suas possíveis contribuições a movimentos sociais emancipadores na periferia do capitalismo tardio. Também se interessa pelas discussões atuais em torno do estatuto da propriedade intelectual, segurança em rede, privacidade e cidadania.

Deixe um comentário