Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Com que presidente o Brasil passou o 7 de Setembro desde o Estado Novo

Luiz Carlos Pinto / 07/09/2016

A República brasileira já teve 36 governantes em 126 anos de República, mas somente 12 deles conseguiram ser eleitos e terminarem o mandato. Washington Luís, Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Carlos Luz, João Goulart e Fernando Collor formam um grupo dos que foram depostos e a eles se junta agora Dilma Rousseff. A ex-presidenta conseguiu terminar seu primeiro mandato, assim como outros quatro líderes que desde 1926 foram eleitos (Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitschek, Lula e FHC).

Um pouco do governo e da relação dos presidentes com a data independência a partir do Estado Novo pode ser conferido abaixo. A condição de eleito ou não eleito a que se referem as informações é relacionada ao sufrágio à chegada ou não ao cargo máximo da República pela via do voto popular.

AUTOR
Foto Luiz Carlos Pinto
Luiz Carlos Pinto

Luiz Carlos Pinto é jornalista formado em 1999, é também doutor em Sociologia pela UFPE e professor da Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisa formas abertas de aprendizado com tecnologias e se interessa por sociologia da técnica. Como tal, procura transpor para o jornalismo tais interesses, em especial para tratar de questões relacionadas a disputas urbanas, desigualdade e exclusão social.