Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos terá protestos no Recife

Marco Zero Conteúdo / 03/12/2015

Recife tem ato contra os agrotóxicos nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, que é o Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos. Esta data é lembrada mundialmente devido ao acidente na fábrica de agrotóxicos da empresa Union Carbide (atual Dow Chemicals) que matou, em poucas horas, milhares de pessoas e outras, até hoje, sofrem as consequências do acidente. E aqui será marcada por protesto que está marcado para 12h, na Praça do Diario (Centro).

O Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo, e não é o maior produtor de alimentos. Desde 2008 somos os campeões mundiais em uso de agrotóxicos. Um título que nos envergonha e preocupa devido aos impactos na nossa saúde. Se dividirmos a quantidade de litros de agrotóxicos despejados nos alimentos por habitante temos mais de 7 litros de agrotóxicos por pessoa ao ano. Isso equivale a mais de uma colher de sopa de veneno por pessoa por dia.

Mesmo sabendo que agrotóxico mata ainda encontramos resistência para mudança na forma de produzir no campo. Uma comissão com representantes de nove ministérios, organizações da sociedade civil e especialistas construíram e aprovaram o PRONARA (Programa Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos). Desde o início do ano o plano já foi aprovado no âmbito da comissão, mas ainda não foi publicado e medidas que poderiam reduzir a quantidade de veneno na mesa do povo brasileiro estão engavetadas.

Outro caso emblemático é o Projeto de Lei 261/2015 da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Este projeto propõe a proibição de agrotóxicos banidos fora do Brasil. Ora, se os agrotóxicos foram proibidos fora do Brasil por serem prejudiciais por que serviriam para o Brasil? O projeto ainda prevê a proibição do glifosato, que foi recentemente classificado pela Organização Mundial de Saúde como provavelmente cancerígeno. Quem gostaria de ter um produto provavelmente cancerígeno no prato?

É preciso exigir PRONARA já! E a imediata aprovação do PL 261/2015 na Assembleia Legislativa. Por esses motivos, a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida de Pernambuco está convocando todos e todas para mobilização na Praça do Diário, nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, às 12h. Para acessar o evento no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/events/1086460684720045/

Mais informações:

Pedro Albuquerque (Campanha Permanente Pela Vida e Contra os Agrotóxicos) – 81 99192-9603

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.