Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Entorno do Cais José Estelita é objeto de nova ocupação no domingo

Luiz Carlos Pinto / 18/05/2017

E assim se passaram cinco anos desde a primeira vez em que a sociedade civil organizada disse seu mais sonoro, organizado e audaz não ao poder das empresas de construção civil na cidade do Recife. Em 2012, esse confronto parecia não somente impossível, mas também insólito e extravagante. Muita água passou pela bacia do Pina desde então. Hoje, até o encanamento da cidade conhece a relação estabelecida entre governantes e construtoras, em especial nos governos do PT e do PSB, tanto na esfera estadual quanto municipal nos últimos 10 anos. A peça mais notável dessa detestável relação é representada pelo Projeto Novo Recife, que se inviabilizou legal e moralmente – a crise econômica também parece ter jogado a última uma pá de cal no empreendimento.

A exposição desse envolvimento só foi possível graças às mobilizações no entorno do Cais José Estelita iniciadas em abril de 2012. Em 21 de  maio de 2014 houve o início da derrubada dos galpões de açúcar do pátio rodoviário, o que demarcou uma forte reação popular que resultou na ocupação interna do terreno. Para comemorar essas importantes datas e seus frutos, o cais voltará a ser ocupado no próximo domingo, com uma programação variada de debates, oficinas, apresentações musicais e acrobáticas, lançamentos de livros, entre outras coisas.

O evento se reveste de ainda mais importância no contexto de golpe que o Brasil sofre e de possível recrudescimento do regime de exceção que se consolida todos os dias. É que as mobilizações contra o Projeto Novo Recife foram aos poucos ampliando o leque de reivindicações e pautas. A ocupação, em seu período mais intenso, lá pelos idos de 2014, aglutinou movimentos, coletivos e debates em torno do feminicídio, racismo, LGBTfobia, moradia popular, agroecologia, comércio ambulante, democratização dos meios de comunicação, entre outros.

Não por acaso, a organização do Ocupe+5, nome dado ao evento do domingo se pergunta: Que lutas cabem no Cais? Quais são as resistências possíveis? Quais são as táticas necessárias?

Apesar de contar com o inegável apoio da atual gestão da prefeitura, da inenarrável subserviência do PT e da segurança oferecida pelo aparato militar do Estado, o Projeto Novo Recife não se concretizou. Na verdade, uma geração de cidadãos encontrou na ‘luta pelo cais’ sua primeira formação política – e ainda que o Movimento Ocupe Estelita tenha se esgarçado, é possível afirmar que ele está presente em cada ocupação, ação direta e ações criativas que vêm emergindo na cidade.

Recordar é viver

O terreno do Cais José Estelita era propriedade da Rede Ferroviária Federal S.A. e foi vendido, em 2008, em um leilão que a Polícia Federal considera fraudulento. O comprador foi o consórcio Novo Recife, formado pela Queiroz Galvão, GL Empreendimentos e Ara Empreendimentos, além da Moura Dubeux – essa última tem sua cúpula investigada pela Operação Lava Jato.

Orçado em R$ 800 milhões, o projeto foi alvo de cinco ações judiciais que questionam sua legalidade. Um largo histórico de favorecimentos aos entes privados dessa novela foi protagonizado por políticos advindos do campo das esquerdas ou de partidos que eram, no passado, fiéis à ideia de que todo poder deve emanar do povo.

Ainda em 2014 eu escrevi: “Ao longo dos anos, o Projeto Novo Recife se firmou como um ícone do neodesenvolvimentismo implantado em Pernambuco pelo governador Eduardo Campos e que se caracterizou especialmente pela falta de diálogo com a sociedade, por um intenso processo de cooptação que exterminou a oposição legislativa, pela implementação de políticas públicas de forte impacto ambiental e social sem a necessária consulta às partes mais interessadas.

Arte_3

Um modus operandi que torna desnecessária a política e redefine a própria democracia, que passa a ser restrita aos membros das classes que se qualificam econômica, social e politicamente para o exercício da dominação. O legado de Eduardo Campos, que faleceu num acidente aéreo em agosto de 2014, é bem presente num conjunto de gestores, legisladores e políticos que vem dando continuidade a essa forma de lidar com o interesse público.

Os questionamentos judiciais, tanto na Justiça estadual quanto na esfera Federal, à ilegalidade do Projeto Novo Recife podem deixar isso mais claro. Tais ações questionam a lisura do terreno (motivo da ação Judicial movida pelo Ministério Público Federal); o parcelamento do terreno (Lei Federal No. 6.766/76 e Lei municipal no. 16.286/97); a ausência de Estudo de Impacto Ambiental (exigido por legislação municipal), e de Estudo de Impacto na Vizinhança, igualmente exigido por Lei, além da ausência das licenças do DNIT, Iphan e ANTT.”

Atualmente o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) e o Ministério Público Federal são autores de duas outras ações que procuram anular os efeitos do Plano Urbanístico que legaliza o Projeto Novo Recife. “Atualmente o terreno está sob júdice – por causa dessa montanha de entraves jurídicos – e paralisado por causa do embargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, afirma Tereza Lara Campos, advogada do CPDH.

Os graves prejuízos à urbanidade e ao patrimônio histórico que o Projeto Novo Recife provocaria reuniu profissionais liberais de várias áreas, arquitetos e urbanistas. Ao longo desses últimos cinco anos. “É uma verticalização completamente estranha ao território, à história e à paisagem”, afirma a professora do Mestrado em Desenvolvimento Urbano da UFPE, Lúcia Veras. “O Projeto Novo Recife não se volta pro bairro de São José e Santo Antônio, é um projeto estranho em vários sentidos, que não considera a função social da cidade, o bem estar das pessoas e a participação popular na definição do que é melhor para a cidade como um todo”, completa

Programação

Como nas outras edições, a programação do Ocupe+5 reúne reflexão e articulação política com atividades de entretenimento, de encontro, de contemplação. Serão três polos de atrações e atividades com atividades a partir das 14 horas.

Ainda está rolando uma campanha para levantar recursos para o pagamento da estrutura necessária à programação abaixo. Confira:

Debates

Aula pública do projeto ‘História ao Ar Livre” que faz das praças e ruas o espaço para aulas públicas. O tema do domingo é “Pernambuco: uma história de luta”.

Debate com militantes da #OcupeEstelita sobre a situação do Cais José Estelita em torno da pergunta que norteia o evento: ‘Que lutas cabem no Cais?’

Debate com a Troça Carnavalesca Empatando a tua Vista sobre “Sátira e Gréa como instrumento revolucionário”

Debate com o Coletivo RUA com o tema “Lembrar para fortalecer: experiências de ocupações na Região Metropolitana do Recife”.

Debate com o grupo Meu Recife sobre Cidadania e Ativismo nas redes.

Lançamento de livro

Wanderlyne Selva lança o livro ‘Mini Manual Expandido e Incompleto do Guerrilheiro Urbano’, do qual foi organizadora. A publicação é a primeira do coletivo Ferramenta Sinistra.

Teatro

O espetáculo ‘O Mascate, a Pé rapada e os Forasteiros’ é um projeto do ator Diógenes Lima, que vem desde 2011 pesquisando e montando a peça através da linguagem do teatro de objetos. Ele traz uma reflexão sobre as cidades de Recife e Olinda e suas transformações.

Audiovisual

Exibição das produções do coletivo FavelaNews, das Mulheres do Audiovisual de Pernambuco, do THCine e de filmes e vídeos produzidos pelo coletivo de produção audiovisual do #OcupeEstelita.

Fotografia

Exposição fotográfica Memórias do Cais, de Ben Wiedel-Kaufmann e Larissa Alves, trabalho inédito, oriundo de visitas em 2010 e 2011 aos moradores das casas que existem no Cais.

Praias do Capibaribe

O Coletivo Praias do Capibaribe propõe intervenção lúdica através da ocupação do espaço público durante o evento OcupeEstelita+5. Para isso o grupo irá disponibilizar piscinas, guarda-sois, graminha para todos levarem suas cadeiras e cangas e poder desfrutar da paisagem.

Feira

Uma feira livre autogestionada convida quem tem interesse em expor e oferecer produtos e serviços com preços e processos produtivos justos. Quem se interessar pode publicar no evento ‘OcupeEstelita+5’ no facebook.

Música

Presença do pianista Jonathas Onofre, que faz show com participação da cantora Aninha Martins.

A Batalha da Escadaria leva seu tradicional duelo de MCs para o Cais

Okado do canal com suas letras de protesto

DJ Charles o anima a festa da roda de breaking com bboys e bgirls de Recife e Olinda.

Banda Pau de Dar em Doido (banda conhecida por representar a psicodelia nordestina de Lula Côrtes e Zé Ramalho)

DJ Pós, do Melodia do Budega.

AUTOR
Foto Luiz Carlos Pinto
Luiz Carlos Pinto

Luiz Carlos Pinto é jornalista formado em 1999, é também doutor em Sociologia pela UFPE e professor da Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisa formas abertas de aprendizado com tecnologias e se interessa por sociologia da técnica. Como tal, procura transpor para o jornalismo tais interesses, em especial para tratar de questões relacionadas a disputas urbanas, desigualdade e exclusão social.