Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Projeto Conexões: “Existe vida fora da grande mídia”

Marco Zero Conteúdo / 19/04/2016

Segunda-feira à noite e o auditório da Jump Brasil, aceleradora do Porto Digital que funciona no bairro de Santo Amaro, estava lotado de jornalistas para participar do terceiro encontro do Projeto Conexões. O interesse dos profissionais de comunicação se justifica pelo tema escolhido: “Empreendedorismo, o mundo além da grande mídia”. Neste momento de aprofundamento da crise que afeta a chamada indústria jornalística, a proposta de focar em quem planeja montar seu próprio negócio em comunicação é atual e urgente.

O Projeto Conexões, que é uma parceria entre o Porto Digital, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Sindicato dos Jornalistas, contou neste terceiro encontro com a participação da Marco Zero Conteúdo. Como ponto de partida para o debate, algumas questões fundamentais: “Como empreender na área?”, “Como estabelecer parâmetros de monetização?”, “É possível formatar uma startup especializada em comunicação?”, “Quais experiências locais podem servir como exemplos bem sucedidos de empreendedorismo?”

A difícil missão de responder aos questionamentos coube ao Diretor-Presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, à professora do curso de Comunicação Social de Caruaru, Ana Beatriz Nunes, e a Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo. A mediação foi feita por Osnaldo Moraes, diretor do Sindicato dos Jornalistas.

O Projeto Conexões é uma série de cinco encontros que tem como objetivo discutir o impacto das novas tecnologias na comunicação, além de apontar alguns caminhos de transformação em uma área carente de iniciativas inovadoras. A programação segue até o dia 02 de maio, com mais dois eventos nas próximas segundas-feiras, sempre às 19h, na Jump Brasil (rua Capitão Lima, 420). Os encontros são gratuitos mediante inscrição prévia, realizada sempre a partir das quartas-feiras que antecedem os encontros.

Confira abaixo a programação e os próximos palestrantes:

25/04 – Do mercado para a academia: qual a pergunta?

Palestrantes: As professoras da UFPE Ana Beatriz Nunes, Sheila Borges e Ana Veloso, com mediação de Andréa Trigueiro, diretora do Sindicato dos Jornalistas e professora do curso de Jornalismo da Unicap.

02/05 – A captação de recursos para projetos culturais: o público e o privado

Palestrantes: A produtora cultural Carla Denise, Carol Vergolino, da Rec Produções, e Jair Pereira, da 2JP produção cultural, com mediação de Eduardo César Maia, professor da UFPE de Caruaru e editor do Café Colombo.

jump2

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.