Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Geraldo Julio não responde a convite da TVU para debate com perguntas de professores da UFPE e intervenções de jornalistas

Laércio Portela / 20/10/2016

Engana-se quem pensa que eleição se resume a voto na urna. Ela é, ou deveria ser, acima de tudo, um momento de intenso debate público, disputa e defesa de diferentes formas de ver o mundo e a cidade. Mas a cobertura burocrática da imprensa, o medo dos candidatos de se expor para além da zona de conforto construída pelo marketing e a criminalização da política com o consequente desencanto da população pelo tema contribuem para uma eleição fria e sem confrontação de ideias no Recife.

A Marco Zero Conteúdo já falou disso aqui no artigo A quem interessa uma eleição sem debate? Foi justamente para incentivar a disputa de ideias – e garantir o compromisso dos candidatos com temas que consideramos essenciais para o futuro da cidade – que a TV Universitária, o Departamento de Comunicação Social da UFPE e a Marco Zero Conteúdo se uniram para propor a Geraldo Julio e João Paulo um debate diferente: com perguntas de professores da UFPE e intervenções ao vivo de jornalistas da MZ. Infelizmente, a assessoria de Geraldo Julio não confirmou a presença do candidato e o encontro não vai acontecer.

A proposta foi formalmente apresentada às assessorias de Geraldo e João Paulo pela Direção de Jornalismo da TVU na segunda-feira, dia 10. A assessoria do candidato petista assinou o termo de compromisso para participar do evento, enquanto a assessoria de Geraldo Julio ficou de analisar a proposta e dar um retorno até o dia 18 de outubro, data limite definida pela produção da TVU. O debate ficou pré-marcado para esta quinta-feira, dia 20. Seria apresentado como uma edição especial do programa Opinião Pernambuco.

O encontro entre os concorrentes pessebista e petista deveria durar em torno de 1 hora e meia. A proposta encaminhada aos candidatos previa três blocos divididos nos seguintes temas: Ocupação da Cidade, Políticas Sociais e Gestão. Em cada um deles seriam feitas três perguntas aos candidatos, duas formuladas por professores da UFPE e uma pelos apresentadores do programa Opinião Pernambuco.

Após cada pergunta, cada candidato teria dois minutos para a resposta. A partir das falas dos candidatos, um jornalista da MZ faria uma intervenção de até30 segundos para reposicionar a pergunta, apontando eventuais incongruências ou dispersões nas respostas no intuito de garantir que os candidatos de fato esclarecessem da forma mais objetiva possível suas opinião e propostas sobre o tema tratado. Após esta intervenção, os dois postulantes ganhariam mais dois minutos para completar suas respostas.

Os jornalistas participariam ao vivo do debate. Três, ao todo. Um em cada bloco. As perguntas dos professores da UFPE foram gravadas e seriam exibidas na hora para os dois candidatos presentes ao estúdio da TVU.

Diante da falta de resposta da assessoria de Geraldo Julio e a consequente não realização do debate, a Marco Zero Conteúdo decidiu encaminhar hoje as perguntas formuladas pelos professores aos dois candidatos. Como foram feitas sete gravações (para eventual necessidade de mudança por conta de algum problema técnico durante o debate) enviamos uma questão a mais para as campanhas, totalizando o número de sete. Demos um prazo até as 18h da segunda-feira para recebermos as respostas dos candidatos. Elas serão publicadas no site e nas redes sociais da Marco Zero.

Esperamos que as respostas ajudem os eleitores a conhecer a opinião e as propostas concretas dos dois postulantes à Prefeitura do Recife em temas importantes, como o Projeto Novo Recife; o espaço da bicicleta no projeto de mobilidade urbana da cidade; o impacto da PEC 241 na saúde e na educação municipais; a oferta de emprego e o atendimento de saúde à população LGBT; o processo de terceirização das atividades da Prefeitura; a valorização do Prezeis como mecanismo de urbanização e legalização da terra; e o respeito do Executivo às deliberações dos conselhos municipais.

Conheça as perguntas que os candidatos deixaram de responder ao vivo no debate da TVU e que a MZC enviou agora para suas assessorias:

TEMA: A POSIÇÃO DOS CANDIDATOS SOBRE O PROJETO NOVO RECIFE

PROFESSORA CRISTINA ARAÚJO

Professora da Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora e professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Atua como líder de grupo de pesquisa no Laboratório de Estudos sobre Espaço e Política (LEP) pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e é pesquisadora junto ao LabCom (Laboratório de Comércio e Cidade da FAUUSP). Entre outras publicações, é organizadora e autora de capítulos no livro “Arquitetura e Mercado Imobiliário”, publicado pela editora Manole em 2014.Tem experiência na área de planejamento urbano, com ênfase em mercado imobiliário, turismo, estruturação e produção do espaço urbano.

TEMA: O ESPAÇO DA BICICLETA NA MOBILIDADE URBANA DO RECIFE

PROFESSORLEONARDO MEIRA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Mestrado em Engenharia Civil na área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas e Doutorado em Engenharia Civil na área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas pela UFPE (2013). Possui experiência profissional na área de construção e reforma de escolas públicas (2003-2006), Engenheiro de Tráfego da Prefeitura de Olinda-PE (2006-2007), Técnico Regulador em Transportes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – ARPE (2007-2010), consultor na área de mobilidade urbana, planejamento dos transportes, engenharia de tráfego e redes de transporte público. Em 2015 passou a ser Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC da UFPE.

TEMA: O IMPACTO DA PEC 241 PARA A SAÚDE E A EDUCAÇÃO DA CIDADE

PROFESSOR JOÃO POLICARPO LIMA

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Economia – University of London (1988). Pós-doutorado na University of North London (2000). É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, Nordeste do Brasil, agroindústria canavieira, arranjos produtivos, desenvolvimento local e economia regional.

TEMA: OFERTA DE EMPREGO E ATENDIMENTO DE SAÚDE À POPULAÇÃO LGBT

PROFESSORA LUCIANA VIEIRA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise – Universidade Paris VII (1999) e doutorado em saúde coletiva pelo IMS – UERJ (2005). É professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE e responsável pela diretoria LGBT da UFPE. Campo de pesquisa: sexualidade, gênero, direitos humanos, psicanálise, cultura e filosofia.

TEMA: CONCURSO PÚBLICO X TERCEIRIZAÇÃO

PROFESSORA JULIANA TEIXEIRA

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Ciência Política e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). É professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, teoria social crítica, direitos humanos e recursos.

TEMA: O PREZEIS COMO MECANISMO DE URBANIZAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DA POSSE DA TERRA

PROFESSOR LUIS DE LA MORA

Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Pontificia Universitá Gregoriana-Roma (1969 e 1970), mestrado em Promoção do Desenvolvimento – Rijksuniversiteit Te Antuerpen, Bélgica (1973), mestrado em Sociologia – Universite Catholique de Louvain, Bélgica (1974), DEA (Diplome d´études approfondies) em Urbanismo e Organização do Espaço – Instituto de Urbanismo de Paris (1981) e doutorado em Sociologia – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1992).Professor do Programa de Pós graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE desde 1976, membro fundador da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Aposentado da UFPE em outubro de 2011, continua atuando como colaborador dos programas de pós graduação em Desenvolvimento Urbano e de Direitos Humanos.

TEMA: O COMPROMETIMENTO COM AS DELIBERAÇÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS

PROFESSORA EDVÂNIA TÔRRES

Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997) com pós-doutorado na Universitat Leipzig (2009). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Professora visitante conferencista com participação em projetos internacionais em diferentes países (Áustria, Alemanha, Colômbia, Equador e Suíça), Coordenadora do Escritório Brasileiro da Red Científica Alemania – Latinoamérica, Coordenadora brasileira do Programa de Intercâmbio Acadêmico UNIBRAL II. Coordenadora do Projeto Cartografia e Territorios – Região Urabá – Colombia., em parceria com a Universidad Pontifica Bolivariana. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade Natureza e atuou como Vice-coordenadora brasileira do Projeto Espaços Livres em Megacidades: Potencial para uma Vida Natureza-Orientada (BMBF).

AUTOR
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República