Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Marco Zero publica reportagens em parceria com a UFPE

Marco Zero Conteúdo / 27/07/2016

2774980_CreateAgifA Marco Zero Conteúdo é mais do que um site jornalístico sem fins lucrativos e de conteúdo aberto e livre reprodução. O endereço www.marcozero.org é apenas a face mais visível do trabalho de um coletivo de jornalistas que acreditam no futuro da profissão, principalmente através das práticas do jornalismo investigativo e independente realizado fora da grande mídia. Neste sentido, o Centro de Estudo de Mídia (Marco Cem), organização da sociedade civil que mantém o site Marco Zero, tem como missão formar, treinar e aperfeiçoar profissionais de mídia e, para isso, iniciou neste semestre uma parceria com o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a produção de conteúdo realizado pelos estudantes, com orientação dos professores do curso e dos profissionais da Marco Zero.

A iniciativa foi da professora Paula Reis, através da disciplina de Redação Jornalística 2. “Esta parceria traz a oportunidade para os alunos de praticarem o jornalismo independente porque as linhas editoriais que vemos sendo praticadas por esses veículos estão mais próximas do que o que nós, professores, acreditamos como mais importante para a formação dos alunos, que é tratar o leitor como cidadão, e não apenas como um consumidor de notícias. Além disso, do ponto de vista da aprendizagem, os estudantes têm a oportunidade de conhecer o que está sendo usado no mercado, perceber a edição final dos seus textos e conviver com profissionais de referência para nós”, comentou Paula.

A metodologia elaborada em conjunto pela Marco Zero e pela professora Paula Reis incluiu um encontro inicial para que os alunos conhecessem as ideias e as práticas do site www.marcozero.org e sugerissem pautas alinhadas com a linha editorial do projeto. Após a definição das pautas, os estudantes apresentaram as ideias para a realização de uma primeira reportagem investigativa solicitada como requisito para a primeira nota da disciplina. Após as apresentações, os jornalistas Laércio Portela, Inácio França, Sérgio Miguel Buarque e Samarone Lima tiveram encontros com os estudantes e dividiram-se na orientação quanto ao encaminhamento do trabalho a ser realizado e na edição do material finalizado. O acompanhamento e aprofundamento das orientações semanais ficaram a cargo da professora Paula Reis e a jornalista e também integrante da Marco Zero, Carolina Monteiro, participou com a orientação quanto a produção de recursos multimídia.

A partir desta quinta-feira (28), as primeiras reportagens começarão a ser publicadas no site, como forma de dar visibilidade ao trabalho realizado pelos estudantes. A ideia é publicar três matérias por semana, identificadas com um selo com as marcas da Marco Zero e da UFPE, como o que está no início deste texto. Os estudantes da disciplina de Redação Jornalística 2 também estão participando da cobertura especial das Eleições 2016 realizada pela Marco Zero com a redação de reportagens em uma segunda etapa de produção de conteúdo já iniciada.

Além disso, a experiência com a disciplina foi tão bem sucedida que a parceria virou projeto de extensão, executado ao longo de sete meses, no qual duas alunas foram escolhidas como bolsistas para estudar o jornalismo independente e produzir novos conteúdos para o site. “O projeto de extensão é uma continuidade desta parceria com a Marco Zero e uma nova oportunidade para aprofundar a colaboração entre as duas instituições, coisa que uma disciplina semestral apenas não permitiria”, avaliou Paula Reis.

Com iniciativas como essa, a Marco Zero acredita estar contribuindo com a formação dos futuros profissionais de Comunicação, além de incrementar o conteúdo do site com o material bem apurado e escrito pelos estudantes em uma via de mão dupla, coerente com a proposta colaborativa que caracteriza o jornalismo independente.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.