Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Não é bem assim, Geraldo. Nota do Ideb não garante a Pernambuco “melhor educação pública do Brasil”

Laércio Portela / 10/10/2016

naoebemassimSite“Pela primeira vez na história, Pernambuco tem a melhor educação pública do Brasil, segundo o Ideb, e tem também o menor índice de abandono escolar”, Geraldo Julio em vídeo postado no Facebook no dia 6 de outubro.

A manchete do dia 9 de setembro do Diario de Pernambuco (“Pernambuco: o melhor ensino público do país”) estrelou alguns dos programas eleitorais de TV de Geraldo Julio no primeiro turno e apareceu em destaque num dos primeiros vídeos postados no facebook do candidato neste segundo turno.

A imagem tem sido utilizada pelo prefeito como pano de fundo para comparar o desempenho da educação no plano estadual com o caminho que está sendo trilhado no Recife sob sua administração, no sentido de que o que deu certo em Pernambuco começa a dar certo agora na capital.

facebook-de-geraldo-julio

OTruco Eleições 2016– projeto de fact-checking daAgência Públicaem parceria com aMarco Zero Conteúdo– checou a afirmação de Geraldo Julio e concluiu que os dados do Ideb não corroboram a tese de que Pernambuco possui o melhor ensino público do Brasil.

É verdade que o estado conquistou a melhor nota do Ideb para o ensino médio, ao lado de São Paulo, com 3,9 – um desempenho inédito – e possui de fato a menor taxa de abandono escolar também para o ensino médio (2,3%), mas as notas estaduais do Ideb para o 5oe o 9oanos e o desempenho das escolas públicas estaduais no Enem não referendam a declaração taxativa de que o ensino público de Pernambuco supera todos os demais estados. Por isso, Geraldo recebe a carta “Não é bem assim”.

O erro de Geraldo Julio é o mesmo da manchete do Diario de Pernambuco. Vender a parte pelo todo.

Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb funciona como um indicador da qualidade do ensino que toma como base dois conceitos: fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho nas provas de português e matemática. As avaliações são realizadas de dois em dois anos e usam notas de 0 a 10 para anunciar os resultados. Alunos de três séries passam pela análise: a última dos anos iniciais do ensino fundamental (5º ano), a última dos anos finais (9º ano) e a última do ensino médio (3ª série).

Se lidera o ranking do ensino médio, no Ideb do 5oano Pernambuco aparece na 18acolocação com nota de 4,7, logo atrás de Tocantins com nota 5,0. No Nordeste, Pernambuco é superado pelo Ceará que ocupa a sexta colocação com 5,8. As três primeiras colocações neste ranking pertencem a São Paulo (6,4), Minas Gerais (6,3) e Paraná (6,2). De 2007 para cá, Pernambuco bateu as metas das notas definidas pelo Ideb para o estado. Mas isso também aconteceu com outras 11 unidades da federação.

No Ideb do 9oano, Pernambuco está mais bem posicionado do que no do 5oano, porém ainda longe da primeira colocação que divide com São Paulo no Ideb do ensino médio. No 9oano, Pernambuco divide a 10acolocação com o Mato Grosso do Sul, com nota 4,1, com o mérito de ter sido o estado que mais melhorou a nota desde 2007. O primeiro lugar neste ranking é dividido por São Paulo, Goiás e Santa Catarina. Os três com nota 4,7. Além de Pernambuco, outros cinco estados vêm cumprindo as metas traçadas para esta faixa do ensino fundamental pelo Inep (São Paulo, Mato Grosso, Amazonas, Ceará e Piauí).

O professor do Departamento de Ciência Política da UFPE, Dalson Figueiredo, em conjunto com o professor do Colégio de Aplicação e também doutor em Ciência Política, Erinaldo Carmo, e o analista de planejamento e estatística do IBGE, Romero Maia, encaminharam ao Marco Zero Conteúdo uma análise crítica sobre a tese de que Pernambuco possui o melhor ensino público do país. Entre vários pontos levantados pelos pesquisadores chama a atenção o tratamento matemático da nota do Ideb do ensino médio, com o arredondamento interferindo diretamente na posição do ranking:

“Na questão do arredondamento, descobrimos que o indicador de rendimento médio de São Paulo e Pernambuco, informação que indica o progressivo fluxo escolar, foi exatamente o mesmo: 0,89. Todavia, a nota média padronizada de desempenho foi diferente. Enquanto São Paulo teve 4,41, Pernambuco obteve 4,35, o que torna o empate tecnicamente impossível. Ao ajustar os resultados a partir dos dados oficiais, tem-se São Paulo com IDEB de 3,92 e Pernambuco com 3,87, mais próximo de Goiás (3,83), que ficou na terceira posição. Dessa forma, é errado utilizar esse resultado para aclamar que a educação pública pernambucana é a campeã do Brasil”.

No caso do abandono escolar, a variação entre ensino fundamental e médio segue o mesmo caminho. Considerando o ensino médio, Pernambuco ocupa o primeiro lugar no ranking com a menor taxa (2,3%), seguido por São Paulo (3,2%) e Rio de Janeiro (3,6% ). No ensino médio não-seriado, cai para a 13aposição (5,5%). A pior colocação de Pernambuco se dá no ensino fundamental com a 14amaior taxa de abandono (2,2%) entre os estados. As menores taxas são registradas em Santa Catarina (0,5%), Mato Grosso (0,6%) e São Paulo (0,7%).

A avaliação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também coloca em xeque a declaração de Pernambuco como o estado com o “melhor ensino público do Brasil”. Pesquisa realizada pela Marco Zero na listagem completa com as notas das mais de 14 mil escolas cujos alunos foram avaliados em todo o Brasil, indica que só uma unidade de ensino público estadual de Pernambuco está posicionada entre as 2 mil escolas com as melhores notas do país: a Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, com nota 639,66, na 250aposição. Segundo cálculo realizado pelo site do G1, das 100 melhores escolas de Pernambuco, apenas quatro são escolas públicas estaduais.

Os professores da UFPE, Dalson Figueiredo e Erinaldo Carmo, e o analista do IBGE, Romero Maia, calcularam a média das notas do Enem das escolas públicas estaduais de Pernambuco e compararam com as médias das escolas públicas estaduais dos demais estados. Neste ranking, Pernambuco ocupa a 9acolocação, atrás de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

(Laércio Portela · Thayná Campos)

AUTOR
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República