Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Priscila erra ao afirmar que o Ideb do Recife caiu e ao usar o indicador para avaliar creches

Marco Zero Conteúdo / 12/09/2016

05_blefe_cor_m-1-peq“A gente decidiu comparar o resultado do Ideb para os anos iniciais (2015) do Recife com Petrolina. A cidade sertaneja tem um programa que consideramos exemplar de creches e pré-escolas (Nova Semente). Por isso criamos nesse mesmo molde o Casa-Mãe, que mudará a vida de milhares de mães e crianças recifenses. Petrolina na educação infantil > Ideb 2015: 5,6 // Recife na educação infantil > Ideb 2015: 4,6”, publicou Priscila Krause (DEM) em sua página do Facebook no dia 10 de setembro de 2016

“Educação: a queda da nota do Ideb foi fruto de gestões municipais que não tiveram como prioridade a educação das nossas crianças”, disse a candidata em seu Twitter no dia 09 de setembro de 2016

Na imagem que Priscila Krause (DEM) divulgou em seu Facebook no dia 10 de setembro fica claro o que a candidata à prefeitura quer passar: a nota da educação infantil de Petrolina, avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e divulgada no dia 8 de setembro, ultrapassou a de Recife no ano de 2015. A equipe doTruco Eleições 2016– projeto de fact-checking da Agência Pública, realizado em parceria com a Marco Zero Conteúdo no Recife – entrou em contato com a assessoria da candidata e confirmou que a fonte utilizada para a afirmação foi o Portal do Ideb.

O Truco verificou que os números, de fato, condizem com os resultados de ambos os municípios. O problema é que eles não medem o desempenho da educação infantil, mas apenas do 5º ano do ensino fundamental (antiga 4ª série). Os dados, dessa forma, chegam errados ao eleitor. Também constatamos que não houve queda nas notas das escolas do Recife, como a democrata denuncia no Twitter. Mais uma vez, temos uma informação falsa. Portanto, Priscila recebe a carta “Blefe”.

Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb funciona como um indicador da qualidade do ensino que toma como base dois conceitos: fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão) e médias de desempenho nas provas de português e matemática. As avaliações são realizadas de dois em dois anos e usam notas de 0 a 10 para anunciar os resultados. Alunos de três séries passam pela análise: a última dos anos iniciais do ensino fundamental (5º ano), a última dos anos finais (9º ano) e a última do ensino médio (3ª série).

idebtruco1

idebtruco2

Os dados exibidos por Priscila referem-se às notas de Petrolina (5,6) e Recife (4,6) para o 5º ano do ensino fundamental, e não para a educação infantil, como propõe a imagem. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5 anos.

A candidata se baseou nos mesmos resultados para criticar, em seu Twitter, a educação municipal do Recife, falando duas vezes de uma queda da nota do Ideb. Mas os resultados do Recife, tanto no 5º quanto no 9º ano, mostram um crescimento quase sempre progressivo desde 2005. Entre 2013 e 2015 houve, inclusive, uma melhora da nota do Ideb do 5º ano, passando de 4,2 para 4,6, atingindo a meta estipulada pelo MEC.

(Carol Seixas)

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.