Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Priscila erra dados ao defender modelo de creches de Petrolina

Marco Zero Conteúdo / 24/09/2016

05_blefe_cor_m-1-peq“Eu escolhi esse modelo [Casa-mãe] para implantar aqui no Recife depois que eu estive em Petrolina. Lá eu visitei várias unidades e percebi coisas muito boas. As creches funcionam em casas que são muito simples, mas que se tem muita dignidade e que atendem as crianças. Têm uma merenda de qualidade, as atividades são programadas durante o dia e com esse modelo se saiu de uma cobertura de 2 mil crianças para quase 9 mil crianças.” –Priscila Krause (DEM), em vídeo no seu Facebook oficial, no dia 21 de setembro.

O projeto Casa-mãe vem sendo citado constantemente por Priscila Krause (DEM) como uma de suas propostas de campanha para a educação infantil. A ideia é adaptar casas comuns para que sirvam de creches para crianças nos bairros. Segundo a candidata, o projeto tem dado certo em Petrolina, que teria saído de uma cobertura de 2 mil para quase 9 mil crianças em creches. A equipe do Truco Eleições 2016 – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito em parceria com a Marco Zero Conteúdono Recife – checou a informação e os dados não batem com os da Sinopse Estatística da Educação Básica 2015 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. Por isso, Priscila Krause recebe a carta “Blefe”.

A assessoria de imprensa de Priscila afirmou que os dados usados pela candidata foram fornecidos pela Prefeitura de Petrolina. O Truco Eleições 2016 procurou a Secretaria de Educação do município, mas não obteve retorno.

Segundo as tabelas mais recentes divulgadas pelo Inep, Petrolina tinha, em 2015, 7.509 crianças matriculadas em creches: 1.158 em creches municipais e 6.351 em creches da rede particular. Em 2014, eram 1.590 matriculadas em creches municipais e 6.015 em creches privadas. Ou seja, Petrolina não tem cobertura de creches para 9 mil crianças nem sequer conseguiu aumentar o número de vagas. Pelo contrário, diminuiu o quantitativo de crianças atendidas pela rede municipal de 2014 para 2015.

No mesmo vídeo, Priscila Krause também afirma que “apenas cerca de 5 mil crianças estão sendo atendidas por creche” no Recife. Na verdade, 5.110 crianças, segundo a mesma estatística do Inep, têm acesso à rede pública municipal de creches na capital pernambucana, mas outras 12.097 são atendidas pela rede particular.

(Thayná Campos)

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.