Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Projeto utiliza a fotografia para dar voz aos adolescentes do Recife

Marco Zero Conteúdo / 05/05/2016

O “Olhares da Rua – Eyes of the Street” chega ao Recife com um objetivo ousado.  Fruto de uma parceria colaborativa entre o professor e doutor em Comunicação, Daniel Meirinho, com a antropóloga e documentarista brasileira radicada em Londres, Giselle Oliveira, o projeto pretende utilizar à fotografia como ferramenta de transformação social, proporcionando aos participantes a possibilidade de serem protagonistas de suas próprias histórias. Para isso, serão oferecidas oficinas de fotografia gratuitas à jovens, entre 12 e 17 anos, moradores dos bairros do Arruda e de Santo Amaro. Os encontros acontecerão às terças e quartas-feiras na sede do Grupo Pé no Chão, localizada no bairro de Campo Grande, parceiro desta ação.

As oficinas serão ministradas pelo próprio Daniel Meirinho. “Elas (as oficinas) despertam uma percepção visual associada a realidade que os participantes vivem cotidianamente através de um conjunto de escolhas das crianças que criam indicadores de análise e reflexão de suas necessidades e problemáticas, valorizando seus repertórios. Através do projeto “Olhares da Rua” a fotografia passa a assumir a função de expressão e inclusão. A imagem fotográfica passa a ser percebida não apenas como janela para um novo mundo, mas como um espelho que reflete os interesses e inquietudes destes jovens que apertam o disparador”, explica.

Durante a formação haverá também a produção de um curta documental “Olhares da Rua: Do Estigma à Estima” dirigido por Giselle Oliveira, que avalia como a imagem é uma ferramenta de empoderamento, capaz de atravessar barreiras culturais e linguísticas, auxiliando na jornada do protagonismo social. “É hora de lembrar que independente de nossa posição social, somos protagonistas de nossas histórias. Este filme, além de documentar as realidades dos participantes e inspirá-los a acreditar que são capazes de construir suas realidades, é parte da estratégia de Advocacy do projeto. São as histórias que nos conectam. O filme dará voz às histórias das crianças e da comunidade, que irão construir uma agenda estratégica de mudança social, apoiada pela organização acolhedora do projeto”, afirma Giselle.

A equipe do projeto conta também com o fotógrafo Leonil Junior e com o produtor de audiovisual Adriano Lima, integrante do Coletivo Gambiarra Imagens. Adriano foi formado em um projeto semelhante ao “Olhares da Rua”. Hoje atua na realização de Cineclubes e na promoção da comunicação comunitária como um Direito fundamental, possuindo um vasto acervo de gravações que mostram à realidade das periferias e das manifestações populares da Região Metropolitana do Recife.

O “Olhares da Rua” possui um modelo sustentável, onde todo o equipamento será doado para a organização acolhedora, juntamente com a metodologia e suporte criativo durante tempo indeterminado. Isso possibilitará que a comunidade dê continuidade ao projeto.

Foto: Juana Carvalho

Foto: Juana Carvalho

Exposição

No encerramento do projeto haverá uma exposição aberta ao público com as imagens produzidas pelos jovens fotógrafos. Para a ocasião, serão convidados moradores dos bairros atendidos e adjacências, estudantes de escolas públicas, lideranças comunitárias, coletivos culturais, ONGs, gestores públicos e a mídia do Recife. Está prevista também uma exposição em Londres no mês de Outubro.

Metas

Além disso, o projeto tem uma visão a longo prazo. A equipe pretende visitar comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social em vários países, promovendo o protagonismo e a expressão. E dessa forma, fomentar a criatividade através da fotografia, produção de vídeo, acesso à tecnologia, e realidade virtual (ferramenta que será incluída em campo em 2017).

Pé no Chão

O projeto tem como parceiro do Grupo Pé no Chão, ONG que desenvolve atividades educativas há 26 anos com crianças e adolescentes que fazem das ruas o principal espaço de luta pela sobrevivência, na cidade de Recife. Os educadores, psicólogos, professores e voluntários ensinam meninos e meninas a valorizarem o que sabem e o que gostam de fazer. O grupo, que adota a filosofia de ensino “educação de rua”, tem como meta romper o estereótipo de que toda criança de rua pobre não tem perspectiva e tem o sonho de contribuir na formação de uma sociedade mais justa.

Foto: Juana Carvalho

Foto: Juana Carvalho

 

Serviço:

Projeto Olhares da Rua

Data: 10/05 a 10/06

Local: Sede do Grupo PÉ no Chão

Endereço: Rua Francisco Berenguer, 599 – Campo Grande – Recife (3424-6077)

Site: www.eyesofthestreet.org

Valor: Gratuito

Contatos: Daniel Meirinho (81) 99998-9907

Imprensa: Sandro Barros (81) 99986-8997

Email: giselle@eyesofthestreet.org

Foto: Diego Nigro

Foto: Diego Nigro

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.