Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Recife recebe Urban Thinkers Campus, encontro que propõe soluções para a “Cidade que Precisamos”

Marco Zero Conteúdo / 17/11/2015

Durante o encontro, de 24 a 27 de novembro, serão elaboradas sugestões para a Nova Agenda Urbana, documento da Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III.

O mundo tornou-se cidade. Mais da metade da população global já reside em territórios urbanos e, nos próximos anos, esta proporção deverá aumentar. As cidades tornam-se mundo. Cidades para morar, trabalhar, andar, amar, ocupar e outros infinitivos. Cidade como habitat. Hoje, mesmo diante de expressivos avanços em políticas e reconhecimento do direito à cidade, observa-se ainda modelos de planejamento urbano excludentes e insustentáveis. Qual a cidade que queremos? Mais que isto, de que  cidade precisamos? Estas são as perguntas que regem o Urban Thinkers Campus Recife (UTC Recife), conferência internacional que acontece de 24 a 27 de novembro, no Bairro do Recife, com o tema “Cidades Inclusivas – jovens e tecnologias abertas no espaço urbano”.A  organização do encontro é do INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com patrocínio do Ministério da Cultura / Cidades Sensitivas e da Prefeitura do Recife.

A Cultura, as Tecnologias Abertas e o Espaço Urbano são os eixos norteadores da programação do UTC Recife, que conta com rodas de diálogo, laboratórios, vivências, apresentações culturais e feira de comida de rua, tudo programado para pensar e prototipar soluções para “A Cidade Que Precisamos”. Os interessados em participar podem fazer suas inscrições gratuitamente até o dia 19 de novembro,no site http://utc.inciti.org. O Campus será instalado na Rua Domingos José Martins (localizada entre a Rua da Guia e Rua do Bom Jesus),e nos prédios dos arredores: Paço Alfândega,Paço do Frevo, Livraria Cultura e a sede do INCITI.

Durante os quatro dias, sociedade civil, academia e representantes dos setores público e privado estarão reunidos na construção das recomendações para a  Nova Agenda Urbana, documento síntese da Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, marcada para acontecer em Quito, Equador, em 2016. A conferência acontece a cada 20 anos, com a participação de todos os estados-membros da ONU. Os encontros anteriores foram realizados em 1976 e em 1996.

O Urban Thinkers Campus é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), dentro da Campanha Urbana Mundial (www.worldurbancampaign.org). O UTC Recife, que será a única edição brasileira, também integra o programa Cidades Sensitivas, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o INCITI/ UFPE. O primeiro UTC foi realizado em 2014, em Caserta, na Itália. Este ano, foram realizados encontros na Suécia, México, Zimbabwe, Uganda, Colômbia, China, Filipinas, Quênia, Alemanha, Índia e Itália.

A ONU-Habitat convocou a comunidade internacional para abraçar o desafio de inventar um novo paradigma de cidade. O INCITI / UFPE aderiu a essa ideia, trazendo pela primeira vez ao Brasil o Urban Thinkers Campus. O encontro foi concebido pela ONU-Habitat como um espaço crítico e aberto para a troca entre pessoas que acreditam que a urbanização é oportunidade para uma transformação positiva, bem como para o desenvolvimento sustentável.

CONVIDADOS – O UTC Recife receberá convidados nacionais e internacionais com diferentes perfis: acadêmicos, educadores, ativistas, gestores públicos, hackers, representantes da sociedade civil organizada, líderes da juventude, mulheres, indígenas, quilombolas. Entre os convidados estão o arquiteto e urbanista Gustavo Restrepo (Medellín, Colômbia), um dos responsáveis pelo plano de desenvolvimento urbano de Medellín e atualmente consultor do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); Mãe Lúcia de Oyá (PE), coordenadora do Ilê Axé Oyá Togun; o articulador Político Juvenil Regional na ONG Visão Mundial Brasil, Edgleison Rodrigues (CE); o arquiteto, pesquisador, mestre em Design de Políticas Públicas pela Universidade de Harvard Pedro Henrique de Cristo (RJ),  fundador e diretor do Instituto Espaço Sitiê na favela do Vidigal;  a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes; o designer Camilo Cantor (Medellín, Colômbia), com experiência na criação de estratégias de colaboração online e gestão de projetos sociais e artísticos;Geraldine de Bastion (Berlim, Alemanha), consultora em tecnologia da informação e novas mídias para o desenvolvimento com foco na África Subsaariana. Confira a lista de convidados e a programação completa no no site http://utc.inciti.org.

PROGRAMAÇÃO – O Urban Thinkers Campus Recife terá como eixos-norteadores Cultura, Tecnologia e Espaços Urbanos. A Cultura é inserida no intuito de  apontar conexões entre o desenvolvimento urbano, políticas culturais e práticas territoriais. A Tecnologia busca uma reflexão sobre o papel das cidades inteligentes que procuram otimizar processos cotidianos através do desenvolvimento de gadgets e dispositivos, e as experiências nos Espaços Urbanos trazem o pensamento sobre o papel do espaço público como esfera de efetivação de direitos e exercício de oportunidades.

A abertura do evento acontecerá na terça-feira (24/11), às 19h, na Torre Malakoff, com a participação da coordenadora do INCITI, Circe Monteiro; do reitor da UFPE  Anísio Brasileiro; da diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Políticas Culturais no Ministério da Cultura, Georgia Haddad Nicolau; do secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina; da secretaria de Meio Ambiente do Recife, Cida Pedrosa; do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro; e do Coordenador da Rede de Juventude de Terreiros de Pernambuco Aburo Nilê,Pablo Oxaguiam.

Pela manhã, o UTC Recife abre ao público o panorama das discussões que estarão ocorrendo em grupos de trabalho, com as Urban Thinkers Sessions (Painéis). Nestas sessões, convidados com perfis diferentes e complementares irão apresentar os principais desafios para as Cidades Inclusivas. A dinâmica central acontecerá nas Constituent Group Sessions(Constituintes), grupos de trabalho que ocorrerão simultaneamente, no período da tarde, reunindo os protagonistas da conferência para defender os conceitos básicos da cidade que precisamos. Logo depois, acontece a Drafting Session (Sistematização), na qual os participantes se encontram para apresentar o trabalho das sessões constituintes, reunir e sistematizar todas as contribuições em um documento síntese, capaz de traduzir a visão plural dos participantes.

RuaDeTrás_credito Manuela Salazar

URBAN LABS na “RUA DE TRÁS” – ARua Domingos José Martins (localizada entre a Rua da Guia e Rua do Bom Jesus), no Bairro do Recife, é uma rua quase esquecida, mas que será transformada durante o Urban Thinkers Campus Recife. A “Rua de Trás” foi escolhida para servir como laboratório urbano e começou a ser pensada e transformada a partir de outubro através dos workshops Urban Labs, destinados à criação de mobiliários e intervenções que serão experimentados durante o UTC. Na semana passada,a rua já ganhou um coração neon sensível, que pulsa a partir da presença das pessoas.

O Urban Labs também convida coletivos, grupos e organizações com atuação nas áreas de cultura, tecnologia, juventude e espaço urbano a realizarem ações na rua, entre os dias 24 e 27 de novembro, dentro da metodologia Espaço Aberto, que conta com a auto-organização dos proponentes. Durante o UTC, a partir das 17h, a rua também recebe o Som na Rural, com apresentações culturais, bate-papo e feira de comidas de rua. Entre as atrações, estão confirmados os nomes da banda Dirimbó, do artista Hélder Vasconcelos, e dos DJs da Cubana, Edinho Jacaré e Valdir Português.

O terceiro workshop Urban Labs terá o tema “Realidade Virtual: Espaços Urbanos Sustentáveis”. As atividades começamna quarta-feira (19/11) e seguem até domingo (22/11), com objetivo de criar um ambiente virtual urbano envolvendo questões sobre sustentabilidade.
APOIO – O Urban Thinkers Campus Recife conta com apoio do Banco Safra, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), Consulado Geral da França no Recife, Smart Sat, Paço do Frevo, Oi Kabum!, Cepe – Companhia Editora de Pernambuco, Torre Malakoff / Fundarpe/ Secretaria de Cultura de Pernambuco, Atmosphera Plantas e Paisagismo, 3Ecologias, love.fútbol, Marco Zero Conteúdo, Studio Z7, Voxar Labs, Vagalume, Som na Rural, Gráfica Lenta, Softex, VaAstu,Vagalume / Elcoa, Ameciclo, Guia Comum do Centro do Recife, CAU/BR, CAU/PE, Bike PE e Serttel.

SERVIÇO
Urban Thinkers Campus Recife: De 24 a 27 de novembro
Confira a programação: utc.inciti.org
Locais: Rua Domingos José Martins (localizada entre a Rua da Guia e Rua do Bom Jesus), Livraria Cultura (Rua Madre de Deus), Paço Alfândega (Rua da Alfândega, 35), Paço do Frevo (Praça do Arsenal), INCITI (Rua do Bom Jesus, 191).

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.