Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Sonido e o mercado da música

Marco Zero Conteúdo / 22/10/2015

Fotos: Divulgação

por Leo Antunes

Depois de vários anos trabalhando na carreira de artistas e bandas e, também, na outra ponta como contratante quando coordenei os festivais de cultura do Governo estadual, percebi que existe uma lacuna no mercado efetivo de música em Pernambuco: casas de pequeno porte com agenda permanente de música autoral. Uma contradição num estado com tantos bons compositores e bandas, e discos lançados. Claro, em um histórico recente tivemos, sim, boas experiências, mas que ainda não consolidaram o mercado de música autoral com público pagante.

Pernambuco tem, ainda bem, importantes festivais de música e grandes eventos públicos onde se concentram as possibilidades de veiculação de sua produção musical. Isto faz de Pernambuco um celeiro de eventos musicais com programações de alto nível, contudo no seu dia-a-dia não consegue manter uma agenda permanente. Levando, muitas vezes, músicos e profissionais da área a migrarem para outros centros como São Paulo e Rio de Janeiro. E o pior, o público não é provocado a absorver esta música no seu cotidiano.

O Sonido, projeto de música autoral que realizou dezenas de shows e outras ações similares em seis meses de atividade, nasceu dessa inquietação, uma tentativa de criar um relação permanente entre bandas, público e empresários da noite. A primeira temporada do projeto, executada entre os meses de abril e setembro de 2015, mostrou este contínuo exercício de comunicação com o público e imprevisibilidade da bilheteria.

Foram exatos 25 shows realizados por diferentes bandas, em estágios diferentes de suas carreiras, e com comportamentos de mercado distintos, mas com iguais motivações: “pegar” ritmo de palco e formar público. Ou seja, tocar e fazer circular esta música.

O Sonido, em sua primeira temporada, além da busca pela experiência sensorial da música sem preconceito, foi também um importante laboratório de mercado. O projeto voltará em breve no seu formato semanal, mas continua em movimento em outros modelos e parcerias.

*Para saber sobre o SONIDO: “www.facebook.com/sonidoprojeto“.

Leo Antunes é designer, idealizador e curador do Sonido Projeto

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.