Imagem: Pixabay
O deputado estadual representa o povo na Assembleia Legislativa, com isso sua principal função é legislar, ou seja, fazer as leis estaduais.
Foto: ALEPE
Também é sua função propor, emendar ou alterar projetos de lei, desde que eles não entrem em conflito com as normas federais, municipais ou com a própria Constituição.
Foto:ALEPE
Eles podem criar tributos estaduais, instituir regiões metropolitanas, aprovar leis que regulem o funcionamento de instituições estaduais como a Polícia Civil ou o Ministério Público, por exemplo.
Foto:ALEPE
Além dessas tarefas ou prerrogativas relacionadas à legislação também é função do deputado estadual:
Foto: TSE
Fiscalizar e investigar o Poder Executivo, ou seja, do governador, do vice-governador e dos secretários estaduais.
Imagem: Peggy Marco/Pixabay
A Assembleia Legislativa tem também o poder de criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), para investigar possíveis ilícitos na administração.
Foto: Rinaldo Marques/Arquivo Alepe
Outra função seria a de receber denúncias e encaminhar processos em caso de crime de responsabilidade cometido pelo governador do estado.
Foto: Breno Laprovitera
Elaborar o orçamento do estado, a Lei Orçamentária Anual (LOA). É na LOA que se define quanto o estado vai arrecadar e poderá gastar com cada área de interesse público.
Foto: Eduardo Soares
Autoadministração da casa, ou seja, fazer a gestão e definir as regras relativas ao seu próprio espaço de trabalho, que é a Assembleia Legislativa.
Foto: Jarbas Araújo
Os estados têm quantidades diferentes de deputados. Em Pernambuco são eleitos, a cada quatro anos, 49 deputados estaduais.
Foto: Kerol Correia