Bela Gil prepara cuscuz com água de cisterna em apoio à campanha Tenho Sede

Por Inácio França

Foto: Agência Quintal

Gilberto Gil e sua família estão engajados na campanha de arrecadação de recursos para a construção de mais 1 milhão de cisternas para famílias de agricultores no semiárido.

Vídeo: Tenho Sede/Gilberto Gil/ASA

Depois do cantor e compositor regravar a música Tenho sede para a campanha de mesmo nome da Articulação do Semiárido (ASA), agora foi a vez de sua filha Bela Gil entrar na mobilização.

Vídeo: Canal da Bela/ASA

Chef de cozinha e apresentadora de TV, Bela Gil levou a campanha para seu canal de YouYube., que tem 509 mil inscritos. Com água de cisterna e ingredientes produzidos por famílias do semiárido, ela fez um cuscuz bem diferente.

Vídeo: Canal da Bela/ASA

Para a massa do cuscuz, ela usou o flocão de milho da marca Sementes da Paixão, criada por famílias do planalto da Borborema, na Paraíba, cujos produtos são livres de transgênicos e agrotóxicos.

Vídeo: Articulação Semiárido Brasileiro (ASA)

O recheio teve leite de castanha, mel e licuri – coquinho nativo da caatinga – enviados pela ASA. Tudo agroecológico, ou “orgânicos”, como os alimento saudáveis são mais conhecidos pelos consumidores das cidades.

Foto: Neusa Cadore/Flickr

Durante o vídeo, Bela Gil recebeu dicas de uma agricultora e cozinheira do agreste pernambucano, dona Nena, apelido de Josefa Querino de Albuquerque.

V

Vídeo: Agência Quintal

Quando Bela pergunta se dá para produzir mais com a cisterna, a agricultora enfatizou: “Dá pra produzir! A gente tira para o consumo, para beber, para as plantinhas, para os animais”, explica.

V

Vídeo: Canal da Bela/ASA

Dona Nena representou as 1,2 milhão de famílias beneficiadas com as cisternas construídas desde o ano 2000. Mais de 80% foram executadas pela ASA com recursos do Governo Federal ou de organizações internacionais.

Foto: Foto: LEO DRUMOND / NITRO

O problema é que a iniciativa, que já executou orçamento de R$ 800,8 milhões no ano de 2012, fechou 2020 com menos de 10% deste valor. As cisternas são ignoradas pelo governo de Jair Bolsonaro.

Foto: Foto: LEO DRUMOND / NITRO

Por essa razão, Gilberto Gil e sua família resolveram entrar na campanha para arrecadar dinheiro junto à sociedade.

Foto: ASA

Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.