O que são cisternas e como elas mudam a vida no semiárido?

Por Inês Campelo 

A cisterna é um reservatório que faz a captação e armazenamento da água da chuva. 

É um equipamento economicamente sustentável e seguro utilizado para o reaproveitamento da água da chuva no uso doméstico, para agricultura familiar e para os animais.

Através das cisternas construídas com placas de cimento ao lado de cada casa, as famílias que vivem na zona rural dos municípios do Semiárido passam a ter água potável a alguns passos de casa.

Em vez de grandes açudes, muitas vezes construídos em terras particulares, as cisternas estocam um volume de água para uso de cada família. 

Essa é a melhor forma de descentralização e democratização da água.  A grande conquista destas famílias é que elas passam de dependentes a gestoras de sua própria água.

Sem as cisternas, os agricultores e agricultoras ou ficam sem água ou têm que recorrer a carros-pipas, que, no Agreste e Sertão pernambucanos, não saem por menos de R$ 150.

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) lançou a campanha Tenho Sede, com o objetivo de construir mais  1 milhão de cisternas. 

Desde 2015, os programas de construção de cisternas sofreram cortes do governo brasileiro. Para colaborar com a campanha basta acessar: 

Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.