Dia 02 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, que estãorelacionadas com dificuldade no relacionamento social.

Foto: FreePik

Três características fundamentais: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Foto: FreePik

O TEA pode ser classificado em: Autismo clássico, de alto desempenho (também chamado de síndrome de Asperger) e Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE).

Foto: FreePik

O diagnóstico é essencialmente clínico baseado nos sinais e sintomas e leva em conta os critérios estabelecidos pelo Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria e pelo CID-10, o comprometimento e o histórico do paciente.

A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos, biológicos e ambientais. No entanto, saber como o cérebro dessas pessoas funcionaainda é um mistério para ciência.

Foto: FreePik

Não se conhece a cura definitiva para o transtorno do espectro do autismo. Da mesma forma não existe um padrão de tratamento que possa ser aplicado em todos os portadores do distúrbio.