Tudo que você precisa saber sobre o Cais José Estelita

Por Maria Carolina Santos

Foto: Direitos Urbanos/Divulgação.

Durante a pandemia, a paisagem do centro do Recife mudou. Depois de anos de controvérsias e decisões judiciais, o projeto Novo Recife da construtora Moura Dubeux invadiu o Cais José Estelita.

Foto: Eulália Giles/Reprodução

A visão do viaduto capitão Temudo, que liga o centro à zona sul, agora conta com paredões de prédios em construção.  

Foto: Maria Carolina Santos/MZ

O imbróglio começou em 2008 quando a construtora adquiriu o terreno de mais de 10 hectares pelo valor subfaturado de R$ 10 milhões. Em 2015, a Polícia Federal apontou que houve fraude no leilão. 

Foto: Nelson Filho/Divulgação.

Em 2012 a prefeitura aprovou o projeto: seriam 13 espigões com até 13 andares, em uma área histórica do Recife e de frente para água. 

Reprodução: divulgação

Os protestos contra a aprovação deram origem ao movimento Ocupe Estelita. No ano seguinte, a prefeitura estabeleceu mais ações de mitigação para o projeto, mas ainda era muito pouco.

Foto: Inês Campelo/MZ

Em maio de 2014 a MD começou a demolir os galpões do terreno. Foi aí que o movimento ocupou o local. No mesmo mês, a Justiça Federal concedeu liminar proibindo a derrubada dos galpões.

Foto: Inês Campelo/MZ

Após o inquérito da PF que apontou fraude no leilão, a compra do terreno foi anulada por uma decisão do juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara da Justiça Federal.

Reprodução: g1

Mas em 2017 o Tribunal Regional Federal da 5ª Região julgou que não havia indícios suficientes de fraude. Nos anos seguintes, foi uma guerra de medidas judiciais, contra e a favor do projeto.

Foto: Getulio Bessoni/TRF5

Em 2019 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) retirou o embargo à obra. Mais uma vez os galpões começaram a ser demolidos. E o Ocupe Estelita voltou a ocupar o terreno.

Foto: Ocupe Estelita

No último dia de março de 2019, todos os galpões estavam demolidos. Durante a pandemia, três prédios foram levantados.

Foto: Maria Carolina Santos/MZ

Alterando a paisagem, a circulação do ar e a história do centro do Recife, os apartamentos do Novo Recife foram vendidos, na planta, por até $R$ 3,1 milhões. Serão 13 prédios de até 38 andares de frente para a Bacia do Pina.

Vídeo: divulgação MD

Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.