Leões do Norte: 20 anos na luta LGBTQIA+

Por Inácio França

Foto: AgênciaJCMazella

O quanto mudou a forma como a sociedade percebe a luta pelos direitos da população LGBTQIA+? A celebração dos 20 anos do Movimento Leões do Norte pode ser um termômetro dessa mudança.

Foto: AgênciaJCMazella

Quando foi criado, o Leões do Norte era visto pela mídia e pelas autoridades como uma organização folclórica, panfletando nas madrugadas do Recife e organizando a parada do Orgulho Gay.

Foto: AgênciaJCMazella

Em 2022, não foram apenas as expressões e siglas que mudaram. O grupo celebrou aniversário com uma solenidade no principal auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Foto: AgênciaJCMazella

Não é para menos. A presença do Leões do Norte nas ruas, empunhando a bandeira do arco-íris, ajudou a tirar do armário a luta pelos direitos LGBTQIA+ e a pôs junto a outras causas sociais e políticas.

Foto: AgênciaJCMazella

Seu fundador, Wellington Medeiros, explica porque o Movimento nunca se afastou do debate político:“Podemos ser gays, lésbicas, trans, não-binários etc, mas também somos trabalhadores explorados”.

Foto: AgênciaJCMazella

Em 2021, pouco ates do seu 20º aniversário, o grupo foi além da luta por políticas públicas, oferecendo à sociedade uma contribuição prática no combate à violência homofóbica e transfóbica: o Rugido.

Foto: AgênciaJCMazella

O Rugido é um aplicativo para denunciar violências contra as pessoas  LGBTQIA+.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

O app, que pode ser baixado em aparelhos eletrônicos com sistema android.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

Com essa iniciativa pioneira no Nordeste, o usuário precisa apenas fornecer informações como nome completo, nome social, idade, e-mail e telefone para contato.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

Também é importante informar a identidade de gênero e a orientação sexual, em seguida, se o fato aconteceu ou está acontecendo contra si ou a vítima trata-se de outra pessoa.

O caso deve ser relatado com o máximo de detalhes, incluindo nome do local onde ocorreu e o anexo de arquivos de imagem (fotos ou vídeos) se houver.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

A equipe responsável recebe esses relatos e faz o encaminhamento para o órgão responsável, mas também acompanha o desenrolar do processo.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.