+ Mulheres negras na política

Foto: Divulgação/Facebook Benedita da Silva

Mulheres negras ocupam apenas 2% das vagas no Congresso Nacional e, na Câmara Federal, a proporção é ainda menor: as deputadas negras  são apenas 1% do total de parlamentares.

Foto: Lula Marques

Às vésperas das eleições de 2022, multiplicam-se iniciativas para fortalecer e impulsionar as candidaturas de mulheres negras a vagas no Senado, Câmara dos Deputados e assembleias legislativas.

Foto: Arquivo PMJ

A Coalizão Negra por Direitos lançou o projeto Quilombo nos Parlamentos. E o lançamento foi com uma grande festa na Ocupação 9 de julho, no centro de São Paulo.

Foto: Elineudo Meira

O projeto foi criado para consolidar mais de 100 candidaturas negras e fortalecer suas respectivas campanhas eleitorais em 2022. O site da iniciativa é www.quilombonosparlamentos.com.br

Foto: Jeff Nascimento/Twitter

O ex-presidente Lula iria participar presencialmente do evento, mas,  por ter testado positivo para covid-19, seu discurso acabou acontecendo de forma remota e foi acompanhado no telão.

Foto: Joao Risi

Em Recife, a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e a Casa da Mulher do Nordeste e a Casa da Mulher do Nordeste, com apoio da Open Society, iniciaram um curso para as pré-candidatas negras.

Foto: Rafael Gueiros/Ascom TRE-PWE

O curso é um Media Training avançado para as negras e nordestinas que pretendem disputar vagas de senadoras, deputadas federais ou estaduais. O TRE-PE também é parceiro do projeto.

Foto: Emanuela Castro/Casa da Mulher do Nordeste

A primeira turma de 25 pré-candidatas contou com participantes de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Foto: Inês Campelo/MZ

A grade do curso conta com aulas sobre violência política e de gênero, fake news e uso das redes sociais, além de um treinamento prático voltado para entrevistas em diferentes meios de comunicação.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.