O Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco está no ar!!!!
Uma plataforma que agrega os coletivos de comunicação que produzem e disseminam conteúdos informativos no estado.
O Mapa é uma realização da Marco Zero Conteúdo em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras e o Coletivo Sargento Perifa.
Foto: Arnaldo Sete/MZ
Ele traz informações sobre os principais temas abordados pelos coletivos, seu público-alvo, quantidade de integrantes, os meios de divulgação de conteúdos e como se sustentam financeiramente.
Também é possível acessar as redes sociais dos mais de 40 coletivos já cadastrados e acionar os contatos vinculados a cada uma das iniciativas.
Foto: Arnaldo Sete/MZ
Os grupos são majoritariamente integrados por pessoas jovens, periféricas, mulheres negras que praticam uma comunicação antirracista, que valoriza a cultura dos territórios onde estão inseridos.
Foto: Arnaldo Sete/MZ
Ao cruzar ferramentas, práticas e linguagens do jornalismo, da cultura popular e do ativismo em defesa dos direitos humanos, comunicadores e comunicadoras se tornam referência em suas comunidades.
Foto: Arnaldo Sete/MZ
Estão presentes nas redes sociais mas também realizam atividades nas ruas em contato direto com seu público, muitas vezes vizinhos e moradores do mesmo bairro.
Foto: Caranguejo Uçá
Produzem vídeos para o Youtube e o Instagram, cards e textos para o Facebook e também se comunicam via rádios-poste, áudio-bikes, lambes, fanzines, hip hop, grafitti e uma infinidade de meios.
Foto: Coletiva Cabras
Os coletivos abordam temas abrangentes que vão da juventude, às questões raciais e indígenas, de gênero, cultura, entretenimento, educação, saúde, meio ambiente, política, comunicação e tecnologia.
Foto: Coletivo Tururu
Promovem a identidade e autoestima da população local e são um importante canal de denúncia de violações praticadas pelo Estado e o poder econômico privado.
Foto: Coletiva Cabras
Na pandemia, jogaram um papel fundamental contra a onda de desinformação e estiveram à frente de uma série de campanhas de arrecadação de alimentos para garantir a segurança alimentar nas periferias.
Foto: Coletivo Kapi’wara Agroecologia Urbana
Quer conhecer melhor a força narrativa desses grupos? Dá uma navegada no site do Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco. Tem muita gente potente por lá.
E se você integra um coletivo de comunicação aqui no estado, preenche o formulário eletrônico e vem fazer parte dessa história com a gente!!!
Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.