O Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco

O Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco está no ar!!!!

Uma plataforma que agrega os coletivos de comunicação que produzem e disseminam conteúdos informativos no estado.

O Mapa é uma realização da Marco Zero Conteúdo em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras e o Coletivo Sargento Perifa.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

Ele traz informações sobre os principais temas abordados pelos coletivos, seu público-alvo, quantidade de integrantes, os meios de divulgação de conteúdos e como se sustentam financeiramente.

Também é possível acessar as redes sociais dos mais de 40 coletivos já cadastrados e acionar os contatos vinculados a cada uma das iniciativas.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

Os grupos são majoritariamente integrados por pessoas jovens, periféricas, mulheres negras que praticam uma comunicação antirracista, que valoriza a cultura dos territórios onde estão inseridos.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

Ao cruzar ferramentas, práticas e linguagens do jornalismo, da cultura popular e do ativismo em defesa dos direitos humanos, comunicadores e comunicadoras se tornam referência em suas comunidades.

Foto: Arnaldo Sete/MZ

Estão presentes nas redes sociais mas também realizam atividades nas ruas em contato direto com seu público, muitas vezes vizinhos e moradores do mesmo bairro.

Foto: Caranguejo Uçá

Produzem vídeos para o Youtube e o Instagram, cards e textos para o Facebook e também se comunicam via rádios-poste, áudio-bikes, lambes, fanzines, hip hop, grafitti e uma infinidade de meios.

Foto: Coletiva Cabras

Os coletivos abordam temas abrangentes que vão da juventude, às questões raciais e indígenas, de gênero, cultura, entretenimento, educação, saúde, meio ambiente, política, comunicação e tecnologia.

Foto: Coletivo Tururu

Promovem a identidade e autoestima da população local e são um importante canal de denúncia de violações praticadas pelo Estado e o poder econômico privado.

Foto: Coletiva Cabras

Na pandemia, jogaram um papel fundamental contra a onda de desinformação e estiveram à frente de uma série de campanhas de arrecadação de alimentos para garantir a segurança alimentar nas periferias.

Foto: Coletivo Kapi’wara Agroecologia Urbana

Quer conhecer melhor a força narrativa desses grupos? Dá uma navegada no site do Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco. Tem muita gente potente por lá.

E se você integra um coletivo de comunicação aqui no estado, preenche o formulário eletrônico e vem fazer parte dessa história com a gente!!!

Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.