PreP, o kit de prevenção que reduz o contágio do HIV e que a população mal conhece

Por Giovanna Carneiro e Inácio França

Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash

A pandemia do HIV/Aids mudou de rumo no Brasil há alguns anos. Os dados comparativos dos anos de 2009 e 2019, mostram uma queda considerável no número de casos no Sul e Sudeste no país.

Só o município de São Paulo reduziu em 36% o número de casos em 2020, se comparado aos dados de 2016. Já nas regiões Norte e Nordeste houve aumento no contágio.

Foto: Matheus Farias/Unsplash

A redução se explica pelo aumento de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e da distribuição dos medicamentos do PrEP, o kit de profilaxia que reduz os riscos de contágio por HIV

Foto: Akira Onuma/ASCOM SUSIPE

A Profilaxia Pré-Exposição, ou simplesmente PrEP, é um conjunto de medicamentos usado antes da exposição a um determinado patógeno, o que diminui a probabilidade de infecção.

Foto: Tony Webster/Wikimedia Commons

No caso do HIV, a PrEP é utilizada justamente para ser mais uma barreira contra o vírus e pode ter resultados bastante eficazes se combinada ao uso de camisinha e a testagem regular.

Foto: Deon Black/Unsplash

No Brasil, para se tornar um usuário da PrEP é preciso procurar centros de saúde e solicitar o atendimento numa das unidades SUS especializadas em HIV/Aids.

Foto: Rodrigo Chagas

O serviço é recente no país – com apenas cinco anos de existência, então o uso da profilaxia ainda é limitado. Para ser ter acesso é preciso atender a um certo perfil.

Foto: Matheus Farias/Unsplash

Pessoas com vida sexual ativa e com múltiplos parceiros e parceiras sexuais são candidatos ao uso da PrEP. Os critérios são pouco conhecidos, então pobres e negros são minoria entre os usuários.

Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash

Organizações sociais, agora, querem tornar a profilaxia mais acessível às pessoas negras, de baixa renda e transexuais, pois a grande maioria dos usuários são homens cisgêneros de classe média.

Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas

Em Pernambuco a PrEP começou a ser distribuída em 2018. Atualmente, 536 pessoas fazem uso da PrEP no estado. Outras 361 solicitaram o uso do medicamento, mas seguem na fila de espera.

Foto: SPDM

Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.