Quando e qual máscara usar em 2022?

Foto: Bud Nug/Unsplash

Desde o começo da pandemia de covid-19, com a negligência do Governo Federal em adotar medidas restritivas, os estados ficaram responsáveis por decidir quando e onde as máscaras devem ser obrigatórias.

Foto: Isaac Quesada/Unsplash

No começo de março deste ano, dois anos após o início da pandemia, os estados brasileiros começaram a flexibilizar o uso de máscaras, após o fim da onda da Ômicron.

Foto: Alexander Popov/Unsplash

Hoje, a maioria dos estados brasileiros já não exige máscaras. Em alguns estados, como no Rio de Janeiro, o número de casos chegou a subir logo após a flexibilização, mas voltou a descer em seguida.

Foto: Mat Napo/Unsplash

Em Pernambuco, a obrigatoriedade foi retirada também para locais fechados, 20 dias após a liberação para espaços abertos.

Foto: Viktor Bystrov/Unsplash

Por aqui, a obrigatoriedade no uso da proteção segue válida apenas em escolas, transporte público, incluindo locais de embarque e desembarque, hospitais, consultórios e outras unidades de saúde.

Foto: Abdias Jr./Flickr

Apesar da flexibilização, especialistas seguem recomendando o uso das máscaras em locais fechados e em aglomerações. 

Foto: Marcos Paul/Unsplash

"Nossa situação é muito melhor, mas o custo de usar máscara é pequeno diante da proteção", tuitou o infectologista Bruno Ishigami.

Vídeo: coverr

Pessoas com imunossupressão, idosos, pessoas não vacinadas, e/ou com doenças crônicas, ou pessoas que convivem com esses grupos de riscos, são as mais aconselhadas a manter o uso de máscaras.

Foto: Markus Winkler/Unsplash

Isso porque o número de casos ainda está em um patamar epidêmico em Pernambuco, não há ainda previsibilidade no padrão de disseminação do vírus e as vacinas, embora sejam eficientes contra hospitalizações e mortes, não conseguem segurar a infecção.

Vídeo: Coverr

Além disso, o vírus continua circulando em todo o mundo. Apesar da decisão brasileira em encerrar a emergência de saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou na semana passada que a pandemia de covid-19 continua sendo uma emergência global.

Fotos: Divulgação/MCTI

Para quem quer se manter protegido, as máscaras PFF2 são as mais indicadas. O importante na hora da escolha é que elas fiquem bem ajustadas ao rosto e que tenham o número de CA, o Certificado de Aprovação, na embalagem, o que significa que a máscara passou por testes.

Foto: Markus Winkler/Unsplash

Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.