Por Ivson Santo
Veganismo é um estilo de vida, uma filosofia que busca evitar qualquer tipo de exploração ou crueldade animal. Isso inclui a alimentação, o consumo e todas as esferas da vida.
A forma mais conhecida da prática do veganismo é a alimentação vegetariana estrita, que não inclui nenhum tipo de derivado animal, mas o veganismo não para por aqui.
Os veganos também evitam cosméticos testados em animais. Cremes dentais, por exemplo, são, em sua maioria, frutos de pesquisa com bichos.
Circos com animais, zoológicos, rodeios e aquários são ambientes que veganos evitam porque retiram os animais de seus habitats naturais para entretenimento humano.
Roupas e acessórios derivados de animais ー botas, cintos e bolsas de couro ou casacos de lã, por exemplo ーsão outros itens evitados por veganos.
Muitas são as razões pelas quais alguém pode se tornar vegano, mas listaremos as mais comuns.
Mas por que adotar o veganismo?
Bilhões de animais são abatidos por ano e, em sua maioria, são porcos, bois e aves confinados, explorados e mortos, mas que possuem grande capacidade cognitiva e também sentem dor.
1. Ética
Estudos científicos ligam o risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer ao consumo da carne de animais.
2. Saúde
Segundo pesquisadores, 80% do desmatamento da Amazônia é de responsabilidade da atividade pecuarista. Além disso, a ONU afirma que o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação de mananciais aqüíferos do mundo.
3. Meio Ambiente
Além disso, a produção de carne demanda uma grande quantidade de água e de proteínas vegetais. Por exemplo, são consumidos de 2 a 10 Kg de soja para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal.
Pensa em aderir ao veganismo? A melhor forma de começar é pesquisar sobre o assunto e entender quais as formas de exploração animal no seu dia a dia podem ser evitadas.
Gosta do nosso conteúdo? Fortaleça o jornalismo que te representa.