Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Criação de Portfólios

Carol Monteiro / 01/06/2015

Sobre o curso

No mundo atual, ter uma presença profissional na Internet é fundamental. Quem trabalha como freelancer e é um empreendedor da sua própria carreira sabe que um site com qualidade profissional, uma atuação orientada nas redes sociais e um bom posicionamento nos sites de busca podem ser o segredo do sucesso de fotógrafos, publicitários, designers e donos de pequenos negócios que ainda buscam seu espaço no mercado. Este curso vai oferecer orientação teórica e prática para criação de portfólios de produtos e serviços, ensinando ferramentas para a criação de sites, estratégias de redes sociais e técnicas de SEO (Search Engine Optimization), como são chamadas as técnicas utilizadas para fazer o seu endereço eletrônico aparecer bem posicionado nos sites de busca.

Programa

Módulo 1// Conceitos
Nesta introdução à cultura digital, vamos discutir sobre as possibilidades geradas pela internet, o uso da rede como ferramenta de marketing e o ambiente digital como espaço para a divulgação de seu produto ou serviço.

Módulo 2// Métricas e Busca
Neste módulo, vamos apresentar as ferramentas utilizadas para medir a audiência nos sites e a importância deste conjunto de dados para a sua estratégia digital, além das técnicas que podem ser utilizadas para fazer o seu portfólio aparecer bem posicionado quando o usuário busca produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio

Módulo 3 // Design Básico
Aqui, vamos conhecer os fundamentos básicos do Design Gráfico Digital (cores, tipografia, composição etc), além dos recursos aplicados ao Webdesign e à usabilidade de sites. Também vamos mostrar as ferramentas que podem ser utilizadas para a criação de sites pessoais por qualquer um, mesmo quem não tem conhecimentos de programação e HTML

Módulo 4 // Mão na massa
Chegou a hora de aplicar os conceitos aprendidos. Neste módulo, cada aluno terá a oportunidade de começar a criar o seu portfólio, com orientação profissional e acompanhamento personalizado.

Faça a sua inscrição

Carga horária: 12h
Quando: Sábados, 08 e 15/08
Horários: das 10h às 13h e das 14 às 17h
Onde:  Impact Hub Recife (Rua do Bom Jesus, 180 – Recife, PE)

Sobre a professora

Carolina Monteiro é jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, com especializações em Design da Informação (UFPE) e Jornalismo Digital (ICCS e Universidade de Navarra) e Mestrado em Design, também pela UFPE. Atualmente, é doutoranda do programa de Design da mesma instituição e professora dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou durante 17 anos na redação do Diario de Pernambuco, onde foi repórter, editora-assistente e Editora de Internet até o início de 2015. Hoje é Diretora de Cursos e Projetos da Marco Zero Conteúdo, uma agência de jornalismo independente, sem fins lucrativos, interessada em promover a qualidade e a inovação do jornalismo.

Como chegar

AUTOR
Foto Carol Monteiro
Carol Monteiro

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), com especialização em Design da Informação pela mesma instituição (2010), master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra (2010). Tem Mestrado (2012) e Doutorado (2018) em Design, também na UFPE. Atualmente, é professora dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou durante 17 anos na redação do Diario de Pernambuco, onde foi repórter, editora-assistente e Editora de Internet até o início de 2015. Hoje é presidente do Conselho Diretor do site de jornalismo independente e investigativo Marco Zero Conteúdo.