Marco Zero vai mapear iniciativas de comunicação popular no Grande Recife

0

As periferias muitas vezes estão dentro dos centros urbanos mas, mesmo próximas, permanecem às margens dos recursos e das narrativas da grande mídia. Nesses espaços, contudo, vários grupos, coletivos e iniciativas relacionadas à comunicação popular já começaram a subverter a lógica do jogo midiático dos grandes meios, produzindo e distribuindo materiais sobre e para as suas comunidades.

Como iniciativa de jornalismo independente localizada em Pernambuco, a Marco Zero Conteúdo acredita que é preciso ampliar a visibilidade das múltiplas narrativas periféricas da Região Metropolitana do Recife (RMR), o segundo maior aglomerado urbano do Norte-Nordeste, onde vivem mais de quatro milhões de pessoas (IBGE 2018). Por isso lançamos o Mapa da Comunicação Popular no Grande Recife.

A pesquisa inédita vai listar, divulgar, conectar e fortalecer iniciativas de comunicação popular presentes no Grande Recife, cujos perfis serão apresentados em formato de mapa interativo e georreferenciado na internet. Em sua primeira fase, o projeto vai levantar as informações por meio da divulgação de um formulário on-line.

O preenchimento colaborativo das questões (são 18 ao todo, muitas delas de múltipla escolha) é fundamental na coleta dos dados para a pesquisa. Por meio dela poderemos saber, por exemplo, onde estão localizados os grupos e coletivos; quais os tipos de ferramentas de mídia que eles utilizam e em quais canais divulgam seus conteúdos?

Todos os dados informados no formulário serão direcionados para um sistema. Em um trabalho de jornalismo de dados, a equipe da Marco Zero vai organizar as informações para gerar o mapa interativo, que continuará sendo atualizado, mesmo depois do lançamento.

Rádios comunitárias, grupos, coletivos e iniciativas de comunicação comunitária, que respeitam os compromissos com os direitos humanos e valores da democracia, serão encorajados a participar.

Clique na imagem para acessar o formulário. É muito simples de preencher, leva apenas alguns minutos. Para facilitar, tenha em mãos todas as informações, inclusive o endereço e o CEP da iniciativa (esses dados são importantes para a construção do mapa interativo e georreferenciado).

Lembramos que a precisão das informações fornecidas é de extrema importância para que sejamos precisos neste mapeamento. Você também pode contribuir para o Mapa da Comunicação Popular do Grande Recife divulgando o formulário.

Participe e ajude a fortalecer a comunicação popular!

bannerFormularioComunicacaoPopular

Compartilhe:

Sobre o autor

Deixe um comentário