Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Agreste pode virar epicentro da Covid-19 em Pernambuco

Carol Monteiro / 13/05/2020

Casos da Covid-19 estão em ritmo acelerado no interior do estado, particularmente em direção ao Agreste, região que apresenta hoje a maior expansão no número de casos e pode vir a ser o novo epicentro da pandemia em Pernambuco. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Centro Integrado de Estudos Georreferenciados (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a partir de um levantamento realizado com os números de casos confirmados entre 27 de abril e 11 de maio.

Gráfico mostra as cidades com as 20 maiores variações percentuais de casos confirmados Covid-19 entre 27 de abril e 11 de maio em Pernambuco. Fonte: Fundaj

“O somatório de casos nas cidades do Agreste, no limite até Arcoverde, faz com que o epicentro seja atraído para esta região. Recife, apesar de ainda ter a maior quantidade de casos em números absolutos, perde força no ritmo de expansão e passa a chamar a atenção o crescimento do contágio nas pequenas e médias cidades do entorno de Caruaru, por exemplo”, explica o coordenador do Cieg, Neison Freire, destacando os municípios de Pesqueira e Bezerros, que apresentaram variações de 500% e 400%, respectivamente.

Gráfico mostra variação percentual de número de casos em Pernambuco. Fonte: Fundaj

Os dados também alertam para casos isolados, como a cidade de Itapissuma, no litoral Norte da Região Metropolitana do Recife, que passou de três para 22 casos em 15 dias, uma variação de 633%, a maior registrada no estudo. Em seguida, vieram Ibimirim, no sertão, e Passira, na Zona da Mata Norte, com variação de 600% cada. “Esses casos precisam ser avaliados em função das ações públicas ou coletivas que estejam sendo realizadas e possíveis características territoriais, como o isolamento geográfico, menor circulação de pessoas e mercadorias e menor densidade populacional, por exemplo”, completa.

Evolução dos casos no estado de 06 de abril a 06 de maio em vídeo cedido pela Fundaj

Para Neison Freire, é preciso avaliar estes crescimentos e planejar ações a partir das características de cada território de um estado bastante extenso e que tem características da rede urbana completamente diferentes, com ampla desigualdade social. Hoje, há registro de casos em 142 dos 185 municípios do Estado e a estimativa é de que até o final de maio todas as cidades de Pernambuco tenham pelo menos um caso registrado. “Isso traz riscos à população. Os graus de risco podem ser aumentados em função das precariedades de acesso à saúde, especialmente à saúde pública nas regiões mais isoladas, o que causa grandes preocupações em função dos tratamentos intensivos que são necessários para o tratamento da Covid-19”, aponta.

AUTOR
Foto Carol Monteiro
Carol Monteiro

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), com especialização em Design da Informação pela mesma instituição (2010), master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra (2010). Tem Mestrado (2012) e Doutorado (2018) em Design, também na UFPE. Atualmente, é professora dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou durante 17 anos na redação do Diario de Pernambuco, onde foi repórter, editora-assistente e Editora de Internet até o início de 2015. Hoje é presidente do Conselho Diretor do site de jornalismo independente e investigativo Marco Zero Conteúdo.