Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

As imagens, sons, cores e vozes do #30M no Recife

Marco Zero Conteúdo / 31/05/2019

O segundo Dia Nacional em Defesa da Educação, na quinta-feira (30), foi mais uma demonstração da insatisfação popular com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Assim como no último dia 15, estudantes, professores e profissionais da educação tomaram às ruas das principais cidades brasileiras para protestar contra os cortes dos orçamentos das universidades e dos institutos federais, anunciados pelo Ministério da Educação (MEC). No Recife, manifestantes levaram faixas e cartazes com mensagens em defesa da educação pública e críticas ao atual governo.

O protesto, que foi puxado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), também fez oposição à reforma da Previdência, ao projeto Escola sem partido e à Emenda Constitucional 95 (que congelou gastos públicos).  A pauta incluiu a defesa da autonomia universitária e da democracia nas escolhas de reitores das Universidades Federais e dos Institutos Federais de Educação.

Confira na videorreportagem porque estudantes, professores e profissionais da educação que foram às ruas no ato #30M são contra os cortes de 1,7 bilhão propostos por Bolsonaro.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.