Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Ato no centro do Recife lembra legado político de Marielle Franco

Crédito: Débora Britto/MZ Conteúdo

Quem mandou matar Marielle e Anderson? A pergunta que continua sem resposta, há dois anos, foi lembrada hoje nas ruas do centro do Recife.

Por volta das 16h30, dezenas de pessoas se concentraram em frente ao Tribunal de Justiça de Pernambuco e de lá seguiram em caminhada até a Praça da Independência, onde algumas delas fizeram falas em memória à vereadora carioca assassinada em 14 de março de 2018.

Mulheres do PSOL e de movimentos feministas foram maioria a se pronunciar no microfone, mas o que havia em comum entre todos os presentes é ainda a sensação de luto e a força incansável que leva essas pessoas a reivindicar por respostas e justiça.

Crédito: Débora Britto/MZ Conteúdo

Da periferia do Recife, a cineasta Yane Mendes espera que a luta e a morte de Marielle sirvam para proteger outras mulheres que, como ela, não nasceram com privilégios. O exercício de dialogar com as pessoas que passavam pelo centro da cidade no início da noite, já cansadas, também marcou sua fala. “A gente tem por obrigação não falar por, a gente tem que falar com as pessoas que são como Marielle, faveladas”, disse.

A manifestação reforça que a luta por justiça para Marielle e Anderson deve abranger todas as pessoas que carregam e sofrem as consequências da desigualdade brasileira, especialmente as mulheres negras.

AUTORES
Foto Débora Britto
Débora Britto

Mulher negra e jornalista antirracista. Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também tem formação em Direitos Humanos pelo Instituto de Direitos Humanos da Catalunha. Trabalhou no Centro de Cultura Luiz Freire - ONG de defesa dos direitos humanos - e é integrante do Terral Coletivo de Comunicação Popular, grupo que atua na formação de comunicadoras/es populares e na defesa do Direito à Comunicação.

Foto Helena Dias
Helena Dias

Jornalista atenta e forte. Repórter que gosta muito de gente e de ouvir histórias. Formou-se pela Unicap em 2016, estagiou nas editorias de política do jornal impresso Folha de Pernambuco e no portal Pernambuco.com do Diario. Atua como freelancer e faz parte da reportagem da Marco Zero há quase dois anos. Contato: helenadiaas@gmail.com