Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Sobre

A Marco Zero Conteúdo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente. Em um cenário de concentração de mídia e perda de credibilidade dos meios de comunicação tradicionais, como vem ocorrendo no Brasil, a Marco Zero aposta na produção de reportagens e conteúdos que exponham as relações de poder, dando destaque a temas de interesse público invisibilizados pela mídia corporativa.

Entre os principais
eixos de atuação da Marco Zero estão os direitos humanos, a
democracia, questões de gênero e identitárias além dos temas
relacionados especificamente ao direito à cidade, como a mobilidade
urbana, e à ocupação econômica, social e cultural do território.
Sempre tendo como ponto central as pessoas.

Para manter a independência, não recebemos patrocínios de governos, empresas públicas ou privadas. Nossa sobrevivência depende de parcerias com algumas fundações e organismos internacionais, com a prestação de serviços editoriais, consultorias, realização de cursos, palestras e, principalmente, com a colaboração e doações voluntárias dos leitores.

Missão

Contribuir para qualificar o debate público através da prática e da promoção do jornalismo investigativo e independente.

Visão

Ser um veículo de referência na prática do jornalismo investigativo e na cobertura de pautas relacionadas aos direitos humanos, à democracia, a questões de gênero e identitárias, a questões socioambientais e a temas relacionados ao direito à cidade, como a mobilidade urbana e à ocupação econômica, social e cultural do território.

Valores

  • Promoção da pluralidade de vozes, interpretações e visões de mundo;
  • Defesa dos direitos humanos;
  • Apoio à igualdade de representação e de valores entre etnias, religiões, culturas e tradições;
  • Defesa da ampla liberdade de expressão.

No que acreditamos

No jornalismo

Para a Marco Zero, o jornalismo deve chamar a atenção para as injustiças, cobrar dos políticos e empresas as promessas e obrigações assumidas, expor a corrupção, informar cidadãos e consumidores, ajudar a organizar a opinião pública, elucidar temas complexos e esclarecer divergências.

No leitor

O ponto central da política editorial da Marco Zero Conteúdo são as pessoas. Todo jornalista, ao fazer uma reportagem para o coletivo, deve se perguntar em que e como o assunto em pauta interfere na vida da população. A Marco Zero faz um jornalismo para as pessoas, interagindo com elas o máximo possível.

Na ética

A Marco Zero Conteúdo norteia sua conduta pela ética. Tratamos as fontes com respeito, agindo com honestidade e transparência na busca pelas informações. A Marco Zero acredita que os fins não justificam os meios. Priorizamos a vida e a segurança das nossas fontes e personagens acima de qualquer coisa. Inclusive das reportagens.

Na qualidade

Um bom texto é questão fundamental para a Marco Zero Conteúdo. E um bom texto implica no uso correto do idioma, no estilo atraente, na apuração precisa das informações e na verdade dos fatos narrados. Buscamos também a qualidade na apresentação das reportagens.

Na cidadania

Defendemos e praticamos um jornalismo essencialmente cidadão, e que esteja comprometido com a ampla defesa dos interesses da população e na melhoria direta de vida das pessoas.

No coletivo

Para a Marco Zero Conteúdo, o conhecimento é uma construção coletiva. O pensamento existe a partir de um contexto histórico e social. Nossas reportagens resultam, direta ou indiretamente, do esforço, das experiências e da colaboração de várias mentes. Por isso, nossa produção está disponível gratuitamente para o uso de qualquer pessoa, instituição ou empresa.

Na cooperação

A Marco Zero se compromete a compartilhar suas experiências, aprendizados, métodos e técnicas com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do ecossistema da informação. Da mesma forma, defende que o financiamento de reportagens independentes e de qualidade deve ser feito de forma coletiva, através de doações dos leitores, sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Nos Direitos Humanos

Nossa conduta e nossas reportagens respeitam e promovem os direitos humanos fundamentais, a igualdade de direitos entre todos, a dignidade e o valor das pessoas.