Sobre

O Marco Zero Conteúdo é um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público. Produzidas e editadas por jornalistas que procuram ver o mundo com um olhar diferenciado, nossas reportagens podem ser livremente reproduzidas por qualquer veículo sob a licença creative commons. Para manter a independência, não recebemos patrocínios de governos, empresas públicas ou privadas. Nossa sobrevivência depende de parcerias com algumas fundações e organismos internacionais, com a prestação de serviços editoriais,consultorias, realização de cursos, palestras e, principalmente, com a colaboração e doações voluntárias dos leitores. Focamos nossa produção jornalística em três pontos principais: semiárido nordestino, urbanismo e relações de poder. Também abrimos espaço para a narrativa, publicando e incentivando “histórias bem contadas”. Além disso publicamos material produzido por nossos parceiros editoriais espalhados por toda América Latina. O Marco Zero também se propõe a ser um fomentador do debate sobre o futuro e as melhores práticas do jornalismo, aliando produção teórica, aperfeiçoamento profissional e aplicação prática das ideias e conceitos desenvolvidos.

No que acreditamos

No que o Marco Zero Conteúdo acredita (Bases para uma política editorial cidadã)

No jornalismo

1434222471_newsPara o Marco Zero, o jornalismo deve chamar a atenção para as injustiças, cobrar dos políticos e empresas as promessas e obrigações assumidas, expor a corrupção, informar cidadãos e consumidores, ajudar a organizar a opinião pública, elucidar temas complexos e esclarecer divergências.

No leitor

1434222720_userO ponto central da política editorial do Marco Zero Conteúdo são as pessoas. Todo jornalista, ao fazer uma reportagem para o coletivo, deve se perguntar em que e como o assunto em pauta interfere na vida da população. O Marco Zero faz um jornalismo para as pessoas, interagindo com elas o máximo possível.

Na ética

1434222793_find_in_magnifier_magnifying_research_search_view_zoomO Marco Zero Conteúdo norteia sua conduta pela ética. Tratamos as fontes com respeito, agindo com honestidade e transparência na busca pelas informações. O Marco Zero acredita que os fins não justificam os meios. Priorizamos a vida e a segurança das nossas fontes e personagens acima de qualquer coisa. Inclusive das reportagens.

Na qualidade

1434222892_approved_speech-bubbleUm bom texto é questão fundamental para o Marco Zero Conteúdo. E um bom texto implica no uso correto do idioma, no estilo atraente, na apuração precisa das informações e na verdade dos fatos narrados. Buscamos também a qualidade na apresentação das reportagens.

Na cidadania

1434222521_groupDefendemos e praticamos um jornalismo essencialmente cidadão, e que esteja comprometido com a ampla defesa dos interesses da população e na melhoria direta de vida das pessoas.

No coletivo

1434222562_icon-ios7-worldPara o Marco Zero Conteúdo, o conhecimento é uma construção coletiva. O pensamento existe a partir de um contexto histórico e social. Nossas reportagens resultam, direta ou indiretamente, do esforço, das experiências e da colaboração de várias mentes. Por isso, nossa produção está disponível gratuitamente para o uso de qualquer pessoa, instituição ou empresa.

Na cooperação

1434223399_group2O Marco Zero se compromete a compartilhar suas experiências, aprendizados, métodos e técnicas com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do ecossistema da informação. Da mesma forma, defende que o financiamento de reportagens independentes e de qualidade deve ser feito de forma coletiva, através de doações dos leitores, sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Nos Direitos Humanos

1434224041_add_groupNossa conduta e nossas reportagens respeitam e promovem os direitos humanos fundamentais, a igualdade de direitos entre todos, a dignidade e o valor das pessoas.