Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Daniel atribui ao Recife número de assaltos a ônibus de toda Região Metropolitana

Sérgio Miguel Buarque / 22/09/2016

blefePeq“Segundo a Secretaria de Defesa Social, de janeiro a junho de 2016, foram 506 coletivos assaltados. Isso representa um aumento de 38,2% em relação ao ano passado. Esse número só resume uma coisa: a segurança nos ônibus parece que ficou totalmente esquecida pela atual gestão”, Daniel Coelho, no dia 21 de setembro, em sua página oficial no Facebook.

daniel-assalto-onibus

A equipe do Truco Eleições 2016 – projeto da Agência Pública em parceria com a Marco Zero Conteúdo no Recife – entrou em contato com a assessoria do candidato do PSDB e confirmou que os dados usados foram extraídos do levantamento feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e divulgados no dia 2 de agosto.

O levantamento feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS) citado por Daniel mostra, realmente, que 506 ônibus foram assaltados entre janeiro e junho de 2016 e que isso representa um aumento de 32,25% em relação ao mesmo período do ano anterior. O problema, que derruba toda argumentação do candidato tucano, é que esses números são relativos aos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e não apenas à capital, como está escrito na imagem que acompanha a postagem feita por Daniel no seu Facebook. Sendo assim, ele recebe a carta “Blefe”.

Além disso, através de sua assessoria de imprensa, a SDS informou ao Truco que já dispõe de dados mais atualizados. De acordo com levantamento realizado pela Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE/SDS, de janeiro a agosto de 2016 foram registradas 740 ocorrências de assaltos a coletivos na RMR, contra 551 no mesmo período do ano passado. Isso representa um aumento de 34,3% no período analisado. A SDS também informou que não dispõe de um recorte dos assaltos a ônibus apenas do Recife.

AUTOR
Foto Sérgio Miguel Buarque
Sérgio Miguel Buarque

Sérgio Miguel Buarque é Coordenador Executivo da Marco Zero Conteúdo. Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, trabalhou no Diario de Pernambuco entre 1998 e 2014. Começou a carreira como repórter da editoria de Esportes onde, em 2002, passou a ser editor-assistente. Ocupou ainda os cargos de editor-executivo (2007 a 2014) e de editor de Política (2004 a 2007). Em 2011, concluiu o curso Master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais.