Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Condomínio de luxo é autuado por esgoto na praia dos Carneiros

Raíssa Ebrahim / 05/04/2024
Foto aérea do Ecoresort Praia dos Carneiros, empreendimento luxuoso com bangalôs com piscinas individuais e muitos coqueiros, tendo ao fundo uma piscina maior em formato de ferradura e construções baixas.

Crédito: Google Vacation Rentals Partners

O Eco Resort Praia dos Carneiros, um dos maiores empreendimentos da praia dos Carneiros, no litoral sul de Pernambuco, foi autuado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) por lançamento irregular de esgoto na praia que é um dos principais cartões-postais do estado, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe. O condomínio de mais de 400 unidades, entre flats e bangalôs, fica à beira-mar, ao lado da famosa “igrejinha de Carneiros”, a capela de São Benedito.

Segundo informações da Unidade de Fiscalização de Atividades Poluidoras da CPRH, foi comprovado o transbordamento de esgoto não tratado através de uma canaleta existente no condomínio. A agência ambiental lavrou o Auto de Infração nº 288/2024, com penalidade de multa simples, no valor de R$ 50 mil, mas ainda cabe recurso.

O caso, mostrado no vídeo acima, aconteceu no dia 19 de março, no final da tarde. No dia 20, após denúncias, a CPRH esteve no local. “O despejo, objeto da denúncia, tinha cessado. Porém, foram observados indícios de despejo do sistema de esgotamento sanitário na drenagem pluvial, o que levou a equipe da CPRH a realizar coleta de amostras para análise laboratorial”, informou a agência. O resultado saiu nesta sexta-feira, 5 de abril, indicando que a quantidade de “coliformes termotolerantes” na análise confirma que se trata de despejo de esgoto sanitário. Conforme a Resolução Conama 274/2000, essa quantidade tornou o trecho impróprio para recreação de contato primário (banho e outras atividades), por duração de cerca de uma semana segundo a agência estadual.

A praia dos Carneiros já está, no momento, própria para banho, de acordo com o dois últimos informativos semanais de balneabilidade publicados no site da CPRH.

O Eco Resort foi denunciado por meio de ofício do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na Comarca de Tamandaré, e também formalização na Ouvidoria Ambiental da CPRH. Ambas as denúncias citam o condomínio como autor da infração ambiental, o que foi constatado pela agência.

A Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros (Adesc), que representa hotéis, pousadas e restaurantes, realizou uma coleta anterior à da CPRH, no próprio dia 19, enquanto o esgoto ainda vazava, que foi analisada pelo laboratório particular Quarklab, constatando contaminação por coliformes fecais três vezes acima do permitido e pela bactéria Escherichia coli 2,7 vezes além do limite estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A turbidez – o mesmo que turvação ou redução de transparência – também estava fora dos parâmetros, seis vezes acima.

Foto colorida de um jovem negro usando camisa antiUV de mangas compridas azul claro e calças jeans agachado. Ele está recolhendo água de uma poça de água acumulada na areia de uma praia, com quiosques coloridos, um triciclo vermelho e coqueiros ao fundo.

Esgoto vazou do condomínio Eco Resort Praia dos Carneiros no dia 19 de março.

Crédito: Adesc

Essa análise foi enviada à agência e pôde subsidiar a autuação, uma vez que “os resultados comprovaram o crime ambiental”, informou a CPRH. “Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) número 274, de 2000, o despejo de esgoto não tratado compromete a qualidade da água do mar, prejudicando a balneabilidade”, explicou o Diretor de Fiscalização Ambiental, Maviael Torchia, em comunicado à reportagem.

A Marco Zero tentou, por diversas vezes, uma entrevista com o Eco Resort nas duas últimas semanas, mas não teve sucesso.

AUTOR
Foto Raíssa Ebrahim
Raíssa Ebrahim

Vencedora do Prêmio Cristina Tavares com a cobertura do vazamento do petróleo, é jornalista profissional há 12 anos, com foco nos temas de economia, direitos humanos e questões socioambientais. Formada pela UFPE, foi trainee no Estadão, repórter no Jornal do Commercio e editora do PorAqui (startup de jornalismo hiperlocal do Porto Digital). Também foi fellowship da Thomson Reuters Foundation e bolsista do Instituto ClimaInfo. Já colaborou com Agência Pública, Le Monde Diplomatique Brasil, Gênero e Número e Trovão Mídia (podcast). Vamos conversar? raissa.ebrahim@gmail.com