Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Inovação, inspiração e independência. Estes são os eixos do Festival 3i de jornalismo digital, que tem sua primeira edição nordestina. O evento vem ao Recife no dia 10 de novembro para dialogar sobre a cobertura da imprensa nas Eleições 2018 e os exemplos recentes de sucesso no financiamento de iniciativas inovadoras do jornalismo brasileiro. A Universidade Católica de Pernambuco é a sede da programação, das 13h às 19h.
Os interessados (as) devem fazer as inscrições no link disponível ao fim do texto. Os valores dos ingressos variam entre R$ 50 – a meia entrada para estudantes – e R$ 100 a inteira.
Além de colocar em pauta a cobertura feita durante a disputa eleitoral, o 3i pretende traçar o panorama jornalístico pós-eleição. Propõe um “olhar para o futuro” como objetivo do debate, dividido em três momentos de palestras e reflexão sobre o jornalismo num país polarizado.
“É uma excelente oportunidade para fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo no jornalismo do Nordeste. Também é um ambiente para trocar experiências com profissionais de outras regiões num momento em que a web e as mídias sociais tornaram-se o grande espaço para o debate público no Brasil”, afirma Carolina Monteiro, presidente do Conselho Diretor da Marco Zero Conteúdo.
O festival é uma parceria entre Agência Lupa, Agência Pública, BRIO, JOTA, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Repórter Brasil com o Google News Initiative.
Entre os convidados estão Daniela Pinheiro, chefe de redação da Revista Época, Beatriz Ivo, do Comitê Gestor de Conteúdo do Sistema Jornal do Commercio e Diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Cristina Tardáguila, da Agência Lupa de fact-checking, Saulo Moreira, assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral e Helena Portilho, do projeto de videodocumentário Além da Cura.
Jornalismo Imersivo
Durante o 3i, uma experiência em jornalismo imersivo com o “Baía 360” estará disponível para o público. Trata-se de um videodocumentário em 360 graus, produzido pela Pública e a agência irá disponibilizar equipamento especial. Os 20 primeiros inscritos ganharão um protótipo de óculos 360 de cartolina do Google News Initiative.
“Nunca o jornalismo foi tão importante, e o jornalismo independente, editorial e financeiramente, ainda mais. É o que queremos fomentar com o Festival 3i ”, conta Natalia Viana, codiretora da Agência Pública, que, junto com a Agência Lupa e a Marco Zero Conteúdo, está responsável pela curadoria da edição Recife.
Se inscreva através deste link:
Programação completa:
13:00
Mesa 1: Como o Jornalismo Sobreviveu às eleições
Uma conversa sobre polarização, assédio a jornalistas, fake news e ética
Natalia Viana, Agência Pública (mediadora)
Cristina Tardáguila, Lupa
Beatriz Ivo, do Sistema Jornal do Commercio e Diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal
Saulo Moreira, Tribunal Regional Eleitoral
Daniela Pinheiro, Revista Época
15:00
Mesa 2: Como inovar sem milhões de dólares
Jornalistas e programadores contam como conseguiram realizar projetos inovadores sem altos investimentos
Cristina Tardáguila, Agência Lupa (mediadora)
Ricardo Brazileiro, LabCoco
Jean Souza, Datafolha, da equipe do aplicativo Match Eleitoral
17:00
Mesa 3: Histórias de sucesso: como viabilizamos projetos de jornalismo e ganhamos financiamento
Compartilhando aprendizagens sobre como fazer projetos bem-sucedidos e levantar dinheiro
Carolina Monteiro, Marco Zero Conteúdo (mediadora)
Helena Portilho, Além da Cura
Giulliana Bianconi, Gênero e Número
Yargo Sousa Gurjão e Bruno Lima Xavier, Coletivo Nigéria
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.