Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo
Nesta sexta (10), o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco e organizações da sociedade civil farão um ato público para alertar sobre os prejuízos causados pela interrupção do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE). Será às 10h, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
A interrupção das atividades do órgão vinculado ao gabinete da governadora, é consequência do Decreto nº 54.393/2023 da governadora Raquel Lyra (PSDB), que exonerou servidores estaduais em cargo comissionado ou função gratificada.
Todo o corpo técnico foi afetado, segundo o fórum, incluindo a nomeação dos conselheiros governamentais em pleno ano das Conferências Municipais, Regionais e Estadual, além da realização do processo de escolha universal dos Conselhos Tutelares e o comprometimento das atividades do Projeto da Escola de Conselhos de Pernambuco. Também está prejudicado o Núcleo de Acolhimento Provisório (NAP), programa que integra o Sistema Estadual de Proteção à Pessoa, responsável por acolher de forma emergencial pessoas ameaçadas de morte, em especial crianças e adolescentes.
O Fórum e as organizações também pedem que a governadora apresente o novo nome para presidência da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).
Uma questão importante!
Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).
Apoie o jornalismo que está do seu lado.
Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.