Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Levante Feminista realiza 1º Encontro Nacional para combater violência de gênero

Jeniffer Oliveira / 01/11/2024

08/03/2024 - Recife - Ato no dia internacional da mulher reuniu centenas de pessoas. O tema do 8M deste ano foi “Pela vida das mulheres: pela legalização do aborto. Contra o racismo ambiental e as violências. Não às privatizações“. Foto: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo.

O 1º Encontro Nacional da Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio acontece de 02 a 04 de novembro, em Brasília, reunindo 130 mulheres de 20 estados do país. O evento busca unir forças e discutir estratégias para combater a violência de gênero que matou quase 1500 mulheres no ano passado, de acordo com o Anuário de Segurança Pública de 2024.

A principal reivindicação do Levante Feminista é a implementação de medidas concretas por parte do Estado e governos para combater os crimes de feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio. O movimento denuncia a persistência desses crimes no Brasil, motivados por questões de gênero, raça e desprezo à condição da mulher. A banalização da violência é apontada como um fator preocupante, demandando mudanças culturais e o engajamento da sociedade na luta por justiça.

“Esse vai ser o momento da gente renovar a estratégia, de pensar como vamos continuar enquanto uma campanha permanente, de trazer no rol da discussão também a questão da diversidade, dos diferentes contextos, de como a gente vai fazer essa luta com as mulheres indígenas, as mulheres quilombolas. De como a gente vai dar visibilidade às questões aos assassinatos das mulheres trans e travestis, das mulheres lésbicas, que a gente está chamando de lesbocídio”, afirma Analba Teixeira, articuladora da Campanha Levante Feminista.

O Encontro Nacional visa fortalecer a rede de apoio e promover um debate amplo sobre as formas de ativismo e organização do movimento. A programação inclui a participação de especialistas, troca de experiências entre os participantes e discussões sobre estratégias de ação para o futuro. Também estarão presentes as ministras da Mulher, Cida Gonçalves, dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo e da Igualdade Racial, Anielle Franco. No dia 05, após o evento, as mulheres vão fazer incidência política em diferentes espaços da cidade.

A Campanha Levante Feminista surgiu em março de 2021, em meio à pandemia de Covid-19, com o lançamento do manifesto “Nem Pense em Me Matar”. O período, marcado pelo aumento da violência contra a mulher, evidenciou a necessidade de ações efetivas para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade. O movimento, autoconvocado e autofinanciado, reúne mulheres de diversos estados brasileiros, incluindo coletivos, organizações, pesquisadoras e ativistas.

Crédito: Divulgação/Levante Feminista
AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo – UNIAESO. Contato: jeniffer@marcozero.org.