Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Como a Marco Zero vai acompanhar a COP30

Marco Zero Conteúdo / 06/11/2025
A imagem mostra o local onde será realizada a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro de 2025. É noite, e o céu está escuro, contrastando com a iluminação quente que destaca a fachada do prédio. Em primeiro plano, há uma grande estrutura com a inscrição #COP30 em letras brancas e imponentes, seguida pelas palavras UN Climate Change Conference e as datas November 10–21, 2025. Na parede do edifício, aparecem os logotipos da ONU e do COP30 Brasil Amazônia, indicando que o evento ocorrerá na região amazônica. O ambiente transmite seriedade e importância, sugerindo que se trata de um encontro global sobre o futuro do planeta. A iluminação e os elementos visuais reforçam o caráter oficial e internacional da conferência.

Crédito: Sérgio Moraes/COP30

A Marco Zero abrirá espaço em sua pauta para a cobertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que acontecerá em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro. A MZ republicará o conteúdo jornalístico produzido por uma aliança de 21 veículos de comunicação que fazem parte da Casa do Jornalismo Socioambiental.

A Casa é um espaço no centro de Belém que serve como base central e operacional para hospedar jornalistas dos veículos que compõem a aliança responsável pela cobertura colaborativa que tem o objetivo de incorporar novas abordagens — locais e globais — e ampliar a audiência durante o evento. Ao republicar o conteúdo desta aliança junto com, pelo menos, outros 50 veículos do Brasil e do exterior, a MZ busca ampliar o alcance desta cobertura inovadora.

A iniciativa da casa foi idealizada e organizada ao longo do último ano pelas equipes deInfoAmazonia,#Colabora,Envolverde,Eco Nordeste,((o))eco,Amazônia Vox,Associação de Jornalismo Digital(Ajor) eOpen Knowledge Brasil. Também fazem parte do esforço de cobertura:Agência Pública,Alma Preta,Ambiental Media,AzMina,Carta Amazônia,Ciência Suja,Intercept Brasil,Nexo,O Joio e O Trigo,Repórter Brasil,Revista Cenarium,Site Independente A Lente,Agência Urutau,O VaradouroeVoz da Terra.

Além disso, a Marco Zero republicará reportagens e artigos jornalísticos específicos produzidos de maneira pelos sites Amazônia Vox e Amazônia Real.

Sobre fundo na cor laranja, à esquerda um microfone preto é empunhado por uma mão colorida de roxo. Do microfone, saem grafismos nas cores roxa, azul e amarela.À direita, em letras pretas numa fonte que remete a algo manuscrito pintado sobre uma superfície, há a inscrição Casa do Jornalismo Socio Ambiental, com grafismos amarelos e azuis entre as letras e entre as linhas.

Crédito: Divulgação

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.