Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Marco Zero Conteúdo / 03/08/2016

A Rede de Assistência Psicossocial (RAPS) foi instituída pela portaria nº 3088/2011, que previa a criação, ampliação e a articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, ou com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Dela, fazem parte os seguintes mostrados na imagem abaixo. Clique em cada uma delas para conhecer suas especificidades.

RAPS

Unidade Básica de Saúde e NASF

Promovem a saúde mental, bem como o cuidado dos transtornos mentais, a redução de danos e responsabilidade compartilhada. Identificam casos de saúde mental em seu raio de atuação para encaminhamento ao CAPS.

Consultório na rua

Equipes multiprofissionais que lidam com os diferentes problemas e necessidades da população de rua, entre elas, as questões de saúde mental. Segundo a Prefeitura do Recife, 16% dessa população na capital sofre de algum transtorno mental.

CAPS – Centro de Assistência Psicossocial

Possui três modalidades – I, II e III, de acordo com o aporte populacional do município (respectivamente, acima de 15.000 habitantes, acima de 70.000 habitantes e acima de 150.000 habitantes). Isso implica no quantitativo da equipe. No caso dos CAPS da modalidade  III, ele deverá fornecer atendimento 24h. Há ainda os CAPS Infanto-Juvenis e os CAPS AD (Alcool e outras drogas). Recife conta 17 unidades, distribuídas em seis regiões político-administrativas. Hoje, apenas um tem funcionamento 24h; algumas outras unidades possuem horário de atendimento estendido.

Confira no site da Prefeitura do Recife, a lista completa de todos os CAPS, com telefone e endereço.

Residência terapêutica:

Moradias inseridas nas comunidades, destinadas a acolher egressos de longa permanência (2 anos ou mais ininterruptos) de Hospitais Psiquiátricos e Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, cujo vínculo familiar é muito frágil ou mesmo inexistente.

Equipe de Abordagem de apoio às Residências Terapêuticas

Samu:

Equipe de Saúde que atende as crises em situações de emergência, transportando para emergências especializadas em assistência psiquiátrica.

Unidades de Acolhimento Transitório ou Albergue terapêutico:

Equipamentos surgidos para atender à demanda de pessoas em tratamento para álcool e outras drogas e que necessitam de um acompanhamento mais intensivo, com a premissa básica de não poder ultrapassar 180 dias de internação. A triagem e encaminhamento para essas unidades é feita pelos CAPS.

Hospitais Gerais:

No Recife, três hospitais contam com leitos para tratamento em assistência psiquiátrica (mas que não atendem emergências): o Hospital das Clínicas, o Imip e o Hospital Evangélico de Pernambuco.

Emergência em saúde mental:

Local que atenda os casos de emergência, mas que não funcione necessariamente dentro de um hospital psiquiátrico. Em João Pessoa, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm), dentro Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma). Já no Recife, o local ainda é inexistente. Em casos emergenciais, o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano ainda é o único que realiza atendimento. A capital conta com apenas um CAPS 24h, o David Capistrano, situado no bairro do IPSEP.

(Aline Soares e Dandara Palankof e Cruz )

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.