Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Agricultores ocupam o eixo leste da transposição e exigem solução para abastecimento d’água e energia

Marco Zero Conteúdo / 15/08/2024
A imagem mostra um grande grupo de pessoas ao ar livre, alinhadas, com as mãos cobrindo os olhos, como se estivessem protegendo-os do sol. Atrás do grupo, há várias tendas brancas e ônibus estacionados em uma área que parece ser um campo seco e arenoso, sob um céu azul claro. As pessoas estão vestindo roupas e chapéus de várias cores, sugerindo que pode ser um dia quente e ensolarado.

Crédito: Fetape

Um grupo de aproximadamente dois mil agricultores e agricultoras ocupam o Eixo Leste da Transposição do rio São Francisco desde a madrugada do dia 12 de agosto, data que marca o Dia Nacional de Luta pelo Fim da Violência no Campo. A mobilização acontece no município de Floresta, em Pernambuco com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional para destinar recursos que solucionem os problemas de falta de energia e acesso à água na região. 

O Sistema Itaparica é um conjunto de dez projetos de irrigação entre Pernambuco e Bahia, criado no final dos anos 1980, onde mais de 45 mil pessoas reassentadas por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica vivem da agricultura familiar. Há alguns anos, o sistema enfrenta atualmente graves problemas, como a falta de manutenção adequada e atrasos nos pagamentos de energia, impactando severamente a vida e o trabalho das comunidades.

Por isso, os manifestantes exigem a retomada e instalação da Mesa de Diálogos com os governadores de Pernambuco e Bahia, e outras autoridades competentes, visando a resolução das pendências e a garantia de condições adequadas para as atividades agrícolas das comunidades reassentadas do Eixo Leste da Transposição. Além disso, demandam uma solução para a quitação das faturas de energia elétrica em atraso e a conclusão do Projeto Jusante/BA.

De acordo com a Comissão de Mobilização do Movimento Popular Festa de Itaparica, a mobilização é pacífica e os agricultores e agricultoras permanecerão no acampamento de forma permanente, sem previsão de término, até que suas demandas sejam atendidas.

O Projeto Jusante foi desenvolvido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) com o objetivo de criar um reservatório de distribuição de água do Rio São Francisco no município de Glória, na Bahia.

Apoio dos bispos católicos

As dioceses de Floresta (PE), Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) declararam apoio ao protesto das famílias assentadas no perímetro irrigado de Itaparica. Em carta conjunta assinada pelos bispos dom Gabriel Marchesi, dom Antônio Carlos Cruz Santos, e pelo administrador diocesano padre Josemar Motta da Silva, a Igreja Católica na região endossa as denúncias de desabastecimento de energia elétrica e água na região, e cobra respostas aos governos estaduais, ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

“Queremos nos solidarizar com as famílias que estão vivendo uma inconcebível situação de incerteza a respeito da sua vida e do seu futuro. Isso é devido ao corte de energia que faz funcionar as bombas de irrigação, provocando uma forçada paralisação do seu trabalho, e à falta de diálogo com as diferentes autoridades que deveriam garantir as condições indispensáveis para que essas famílias fossem protagonistas do desenvolvimento seu e da inteira região”, diz um trecho da mensagem dos bispos.

Na terça-feira, dia 13, dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta, celebrou missa campal em Petrolândia, junto com padres das três dioceses, para demonstrar publicamente a solidariedade ao movimento.

Grupo de sete sacerdotes católicos, todos homens, vestidos com batinas e estolas (trajes ritualísticos) reunidos ao ar livre em torno de duas pequenas mesas cobertas com toalhas claras. Eles estão celebrando uma missa campal, tendo em torno de si uma pequena multidão que acompanha a cerimônia.

Bispos católicos da região endossas protesto dos agricultores

Crédito: CNBB NE 2
AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.