Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Ajor repudia ofensiva judicial de Arthur Lira contra veículos de jornalismo independente

Marco Zero Conteúdo / 18/07/2023
Close de Arthur Lira: homem branco de meia idade, cabelos, bigode e barba grisalhos, de olhos escuros arregalados.

Crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Ajor, Associação de Jornalismo Digital, da qual a Marco Zero integra o conselho diretor, manifesta, mais uma vez, seu repúdio contra o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL) que ingressou com uma ação judicial contra o UOL, parceiro comercial e provedor de hospedagem do Congresso em Foco.

Após o pedido, o Congresso em Foco teve que tirar do ar uma entrevista, destacada na homepage do UOL em 25 de junho. O material, produzido pelo Congresso em Foco, trazia uma entrevista concedida por Julllyene Lins, ex-esposa do parlamentar que o acusa de violência sexual. Além da reportagem, publicações nas redes sociais sobre o tema e uma nota feita a partir de declarações de Lins dadas à Agência Pública, em 21 de junho, tiveram de ser retiradas do ar. A decisão tem caráter liminar.

Esta foi a terceira ofensiva de Lira contra a imprensa em uma semana. A Agência Pública, associada à Ajor, e o ICL Notícias também foram alvos da tentativa de cerceamento à liberdade de imprensa. Diferentemente do que aconteceu com o Congresso em Foco, nos dois casos acima mencionados, a Justiça garantiu que o direito constitucional de liberdade de imprensa e de expressão fosse respeitado.

A Ajor presta solidariedade ao Congresso em Foco e repudia a atitude do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) que demonstrou agir contra o direito à informação e à liberdade de imprensa, pilares fundamentais para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

A entidade reitera sua posição e demanda o acompanhamento dos casos por parte de governos, autoridades judiciais e demais instituições responsáveis pela proteção dos direitos humanos e da liberdade de imprensa e que dediquem atenção para garantir um ambiente seguro e propício para que os jornalistas possam realizar seu trabalho sem medo de qualquer intimidação e represálias.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.