Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

As trilhas da memória de um ativista da luta pelos direitos das pessoas com deficiência

Marco Zero Conteúdo / 02/07/2023
Homem branco idoso, de cabelos escuros e calvície acentuada, usando óculos de lentes pretas, paletó e gravata cinza, autografa livro para mulher jovem, branca, sentada na mesa ao seu lado.

Crédito: Rafael Negrão

por Rafael Negrão*

A deficiência visual nunca foi um empecilho na vida de Geraldo Feitosa, 69 anos, professor aposentado, poeta, cordelista, músico, ex-esportista, e escritor que, na sexta-feira (30), lançou na Câmara de Vereadores do Cabo, o segundo volume do livro Das Tralhas às Trilhas, que é dividido em 30 capítulos explorando enredos peculiares, convidando o leitor a uma conversa tranquila numa varanda, ora para assistir aos folguedos de crianças travessas, para, logo depois, entregar-lhe a tensão de algum acontecimento dramático. 

Feitosa explica porque a deficiência visual nunca limitou a sua escrita: “a visão não está no olho, mesmo o olho sendo um excelente ponto de visão, mas a visão está no cérebro, então, se você gosta de escrever, sabe que isso não é um problema. Temos várias possibilidades de escrever, pois existem vários editores de texto. Outrora, a maior dificuldade da pessoa cega é escrever um livro em braile, porque é necessário ter muita paciência, porque se errar uma letra tem que se refazer todo o texto”, revelou o autor. 

Presente no evento e companheiro dos diversos movimentos ligados à luta das pessoas com deficiência, Manoel Aguiar, administrador de empresas com mestrado em Gestão Pública, traduziu a importância da obra e representatividade do escritor. “Eu sou uma pessoa com deficiência visual que conheço Geraldo há muitos anos. Fiquei muito emocionado com mais essa obra, porque é a história de uma pessoa vitoriosa. O livro cativa o leitor, porque expõe a desigualdade social do cidadão comum. A publicação é um misto de emoção e realidade social”, afirmou Manoel, um dos fundadores da Associação Pernambucana de Cegos (APEC).

Quem também prestigiou o lançamento do livro foi a advogada Iane Kraucs, que reside no Rio de Janeiro, mas está de passagem na casa dos pais, em Maria Farinha, em Paulista, e veio junto com os familiares prestigiar esse importante momento do escritor. “Conheci Maria Farinha ainda mais com a leitura da obra de Geraldo, que é sem dúvida, um excelente escritor e um ser fantástico de muito talento”, afirmou a advogada. 

O lançamento do livro foi acompanhado por amigos, amigas, ex-colegas de trabalho, familiares e a população que se fez presente para prestigiar o escritor que viveu dez anos no município do Cabo de Santo Agostinho. “Eu fiz muitos amigos aqui, porque morei na década de 1980, e é muito bom voltar a cidade, e notar que o Cabo cresceu e muita coisa mudou”, afirmou Geraldo, que revelou que os dois filhos nasceram na cidade.

Vale destacar, os dois volumes do livro Das Tralhas às Trilhas foram traduzidos para o braille, e na ocasião do lançamento, o escritor Geraldo entregou um exemplar para Arsérgila Neves da coordenação da Educação Inclusiva do Cabo de Santo Agostinho. O livro está disponível através deste link por R$ 60,00: https://shp.ee/nww4sw2.

A obra faz arte de uma trilogia autobiográfica destacando a história do menino George, cego desde a sua primeira infância, que é o personagem central de toda a narrativa. É notório o crescimento do garoto e o despertar de uma inteligência vivaz, cultivada e estimulada pela própria mãe, sua primeira e maior educadora. Feitosa explica que a intenção é contar a história do que viveu porque “trilhas que são caminhos, pois eu espero através da minha escrita construir caminhos para outras pessoas enxergarem para além das limitações”.

Feitosa entrega livro para a educadora Arsérgila Neves, Crédito: Rafael Negrão

Quem é Geraldo Feitosa

Feitosa é poeta cordelista, escritor, professor de Língua Portuguesa, professor de braille, analista de tecnologia da informação, mas se notabilizou como ativista das lutas pelos direitos das pessoas com deficiência, atuando em em várias organização não governamentais, conselhos e instituições públicas nessa área. Não bastasse, Feitosa é músico e compositor, tendo fundado o grupo Flor de Macambira, no qual atuou como produtor, coordenador, instrumentista e vocalista.

Rafael Negrão é jornalista e comunicador social, atuando como assessor de comunicação do Centro das Mulheres do Cabo (CMC).

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.