Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Ato contra Bolsonaro ganha adesão espontânea, apesar de restrição do Ministério Público

Marco Zero Conteúdo / 29/05/2021
Ato fora Bolsonaro no Recife

Crédito: Eduardo Albuquerque

Os alertas de falta de cilindros de oxigênio em dezenas de municípios do agreste e os sinais de descontrole da pandemia na Região Metropolitana levaram os organizadores da manifestação contra o governo Bolsonaro a acatar, ao menos parcialmente, a recomendação do Ministério Público de Pernambuco de evitar a realização do evento para que não gerasse aglomeração.

No início da noite de ontem, os partidos políticos e os movimentos sociais que convocaram o protesto receberam a notificação da 34ª Promotoria de Defesa da Cidadania orientando a evitar a realização do evento.

Pouco antes das 20h, a direção do Partido do Trabalhadores emitiu uma nota sugerindo que seus militantes não fossem ao ato. No final da noite, as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, a Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares, o PSOL, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) decidiram manter a manifestação, porém sob novo formato para evitar aglomeração. Assim, o ato ganhou o adjetivo “simbólico”.

Os movimentos decidiram suspender a convocação de suas bases. Apesar da restrição, o protesto passou a ganhar corpo espontaneamente nas redes sociais e, pouco antes das 9h, centenas de pessoas começaram a chegar na praça do Derby. De acordo com Manoel Moraes, titular da cátedra Dom Helder Camara da Unicap, que chegou na praça às 9h30min, “o carro de som está orientando o distanciamento o tempo todo e várias organizações estão distribuindo máscaras de alta qualidade, como PFF2 e N95”. Quem estava usando apenas máscara de pano era orientado a cobri-las com as peças distribuídas.

Por volta das 10h30, quando a concentração já reunia milhares de pessoas, os manifestantes começaram a sair em fila indiana pela Avenida Conde da Boa Vista, em direção ao Centro da Cidade. De maneira geral, as pessoas seguiram as orientações de segurança sanitária, usando máscaras adequadas (houve distribuição de máscaras N95 e PFF2).

Manifestantes começaram a chegar cedo ao Derby. Crédito: Gustavo Holder

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.