Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Cajueira lança mapa do jornalismo independente no Nordeste

Raíssa Ebrahim / 13/04/2023
Mapa do nordeste em cor salmão sobre fundo bordô e inscrição Jornalismo Independente no Nordeste, em letras brancas sobre o fundo de cor bordô

Crédito: Mapa Cajueira

A Cajueira, iniciativa que faz curadoria de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste, lançou o “Mapa Cajueira”, uma plataforma interativa e colaborativa que reúne todos os veículos mapeados pelo projeto, que entrega newsletters quinzenais desde 2020. Entre os veículos, está a Marco Zero Conteúdo. Criada pelo estudante de Jornalismo Marco Antônio Ferro como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal de Sergipe (UFSE), a plataforma permite filtrar as iniciativas por estado, tema ou formato. Os usuários têm ainda informações sobre cada veículo e podem interagir por meio de avaliações e sugestões.

“Durante a graduação, passei a acompanhar a importância dos jornalistas independentes, inclusive consumindo a Cajueira. Por acreditar no projeto, quis fazer o TCC sobre a newsletter. O trabalho cresceu e virou uma plataforma. Torço muito para que a ferramenta seja ampliada cada vez mais”, diz Marco Ferro, que incluiu no Mapa mais de 100 iniciativas jornalísticas cadastradas pela Cajueira, incluindo sites, podcasts, revistas e blogs.

A professora Sonia Aguiar, que orientou o projeto, conta que, a princípio, o TCC seria desenvolvido em forma de monografia sobre curadoria jornalística regional.

“Mas quando ele me apresentou alguns cruzamentos de dados extraídos das edições da newsletter na interface web, sugeri que ele mudasse o formato para projeto experimental. Desde então o Mapa foi se expandindo até o formato atual, que ainda comporta várias possibilidades, a depender das interações e colaborações que receba.”

A plataforma também disponibiliza um formulário para que as pessoas indiquem outros veículos, que vão alimentar a base de pesquisas da Cajueira. Mariama Correia, idealizadora e cofundadora da Cajueira, considera a iniciativa pioneira. “O Mapa Cajueira é mais um passo para valorização da diversidade e qualidade das iniciativas jornalísticas nordestinas. É uma ferramenta que certamente será referência nos debates sobre a importância da diversidade regional no jornalismo.”

Nayara Felizardo, também cofundadora, concorda. “Se alguém ainda tinha dúvidas de que existe jornalismo independente e de qualidade nos estados da região, essa plataforma será muito útil para provar que existe, sim”.

Além de ajudar a divulgar as iniciativas mapeadas, a jornalista Mariana Ceci, cofundadora da Cajueira, acrescenta que o mapa é um estímulo à formação de redes de colaboração. “Permite aos próprios veículos pensar em possibilidades de parcerias que vão fazer com que eles se fortaleçam além de seus estados”.

Também cofundadora da Cajueira, Joana Suarez, ressalta a importância do Mapa Cajueira como fruto de uma parceria entre o projeto e a universidade. “Os estudantes que já saírem da universidade com essa consciência de enfrentar estereótipos regionais e de construir reportagens nacionais, com as linguagens que temos em todas as regiões do país, serão essa mudança na prática. É um caminho para termos informações mais diversas e que registrem a história real do Brasil”.

As quatro integrantes da Cajueira, da esquerda para a direita, Joana, Mariama, Nayara e Mariana

Além do Mapa e das newsletters, a Cajueira também produz o Cajuzap, uma minicuradoria em áudio enviada pelo WhatsApp e lançou, junto a Marco Zero e oito nove iniciativas jornalísticas nordestinas, o Lume, um aplicativo de acessibilidade no jornalismo.

Para assinar a newsletter e receber a curadoria quinzenal gratuitamente no e-mail, é só clicar aqui. Para receber o Cajuzap, precisa apenas salvar o número (11) 98242-8751 e mandar um “Oi” pelo WhatsApp. A Cajueira também está no Instagram e Twitter com o perfil @cajueira_. O Mapa Cajueira pode ser acessado neste link.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Raíssa Ebrahim
Raíssa Ebrahim

Vencedora do Prêmio Cristina Tavares com a cobertura do vazamento do petróleo, é jornalista profissional há 12 anos, com foco nos temas de economia, direitos humanos e questões socioambientais. Formada pela UFPE, foi trainee no Estadão, repórter no Jornal do Commercio e editora do PorAqui (startup de jornalismo hiperlocal do Porto Digital). Também foi fellowship da Thomson Reuters Foundation e bolsista do Instituto ClimaInfo. Já colaborou com Agência Pública, Le Monde Diplomatique Brasil, Gênero e Número e Trovão Mídia (podcast). Vamos conversar? raissa.ebrahim@gmail.com