Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Campanha dos artistas para jovens eleitores dá resultado e movimento da Justiça Eleitoral bate recorde

Inácio França / 04/05/2022

Crédito: Christopher William Adach/Wikimedia Commons

A julgar pelos primeiros números publicados pela Justiça Eleitoral, a campanha para que os adolescentes acima de 16 anos tirassem o título de eleitor foi um sucesso. Há uma semana para o encerramento do prazo, astros do cinema como Leonardo DiCaprio, Mark Hamill (Luke Skywalker) e Mark Ruffalo (Incrível Hulk) voltaram a tuitar estimulando os jovens brasileitos a votarem para derrotar jair Bolsonaro nas eleições de outubro. Di Caprio, aliás, fez três postagens em português sobre o assunto só hoje, quarta-feira, 4 de maio.

A poucas horas do encerramento do prazo final para o cadastramento eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral já sabe que o número de atendimentos em 2022 superou todos os anos anteriores em que houve eleições: até 23h59min de terça-feira, 3 de maio, foram 7.209.913 pedidos atendidos nos últimos 30 dias, dos quais 4.037.709 foram requerimentos realizados presencialmente nos cartórios pelo sistema e 3.172.204 solicitações virtuais. No entanto, a previsão é as inscrições online disparem ao longo da quarta-feira, último dia do prazo.

Em Pernambuco, o número de inscrições eleitorais também está acima do esperado, segundo a equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). De acordo com o balanço parcial, que inclui os dados até 10h do dia 4 de maio, foram realizados 246.892 atendimentos de eleitores, somando atendimentos remotos e presenciais. No entanto, esse volume não se refere apenas a inscrições de jovens de 16 a 18 anos, mas a diversas demandas mudar local de votação, regularizar a situação eleitoral ou quitar alguma multa, por exemplo.

A assessoria do TRE informou que só na quinta-feira, 5 de maio, será possível informar quantos novos eleitores, de acordo com as respectivas faixas etárias, se inscreveram, pois já se sabe que a quantidade de atendimentos online no último dia do prazo é o maior da história.

As centrais de atendimento e cartórios eleitorais, neste 4 de maio, funcionaram até as 14h e irão atender todos na fila até o fechamento. Lembrando que qualquer processo de regularização pode ser feito também e acompanhado no site tre-pe.jus.br. É só ir na aba de “serviço ao eleitor” e depois clicar em “Atendimento Remoto”.

Todos os eleitores e eleitoras que optarem pelo atendimento remoto têm até as 23h59 desta quarta-feira (4) para apresentarem seus requerimentos de primeiro título, mudança de domicílio, atualização de dados ou regularização. Os pedidos serão analisados em cinco dias úteis pela Justiça Eleitoral.

Canal no Telegram

A Justiça Eleitoral de Pernambuco criou um canal no Telegram para se comunicar diretamente com o público e repassar sugestões de pautas para a imprensa. De acordo com a assessoria de comunicação do tribunal, é só acessar o link e se inscrever.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.