Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Campanha mobiliza agricultores e agricultoras para que não vendam seus votos

Inácio França / 22/08/2022
Sobre fundo verde musgo, ilustração com dedo sobre a palavra Voto como se estivesse apertando um botão. A palavra compõe a frase Não troque seu voto.

Crédito: Divulgação/ASA Brasil

Pela sexta eleição seguida, a Articulação do Semiárido (ASA) mobiliza as organizações da sociedade civil que atuam diretamente junto às famílias agricultoras dos nove estados nordestino e norte de Minas Gerais que compõem o Semiárido brasileiro em defesa do voto consciente. Nas atividades da campanha, técnicos, ativistas, agricultores e agricultoras dialogam sobre a necessidade de votar em candidaturas que considerem o desenvolvimento por meio da garantia do acesso à cidadania das famílias agricultoras.

A campanha tem como base as diretrizes definidas durante a primeira plenária nacional presencial, pós-pandemia, realizada no final de maio deste ano, envolvendo representações de organizações membro dos dez estados da região. As discussões da plenária priorizaram problemas relacionados à escassez hídrica, à fome, à insegurança alimentar e à violência contra a mulher rural. As propostas de políticas públicas para combater esses problemas estão reunidas na  Carta “ASA por um Semiárido vivo”. Esse documento, além de orientar a pauta política das organizações durante o período eleitoral, tem sido usado como ferramenta de negociação com candidatos e candidatas às eleições de 2022.

A ASA considera que o combate às desigualdades sociais na região semiárida dependem de ações sistemáticas e não pontuais. Por essa razão, o foco da campanha deste ano defende o voto em propostas de governo alicerçados no bem estar social, além de se posicionar a favor de candidatos e candidatas favoráveis ao retorno dos programas de acesso à água, por apoio à agricultura familiar agroecológica, pela recuperação da Caatinga e do Cerrado, em defesa dos quintais produtivos e da produção e armazenamento de sementes e pelo combate à violência contra a mulher rural.

A importância de votar em mulheres comprometidas com mulheres também está na pauta desta edição. A ideia é ampliar a presença feminina no Congresso Nacional, hoje restrita a 15%, e no Senado Federal, que não ultrapassa 13%, além dos poderes executivos estaduais. 

Os conteúdos serão veiculados em spots, vídeos, entrevistas e trabalhados em ações nas redes sociais. Os materiais serão compartilhados com a rede de comunicadores/as populares ligados às mais de três mil organizações que integram ASA a e que têm acesso às famílias rurais, localizadas nas  comunidades mais remotas. Entrevistas e matérias sobre a campanha também estão disponíveis no endereço www.asabrasil.org.br.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.