Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Com filmes e oficinas gratuitas, Mostra Ambiental de Cinema do Recife vai até 26 de novembro

Marco Zero Conteúdo / 12/11/2024
A imagem mostra uma pessoa em um barco pequeno, remando ou trabalhando, com uma cidade ao fundo que exibe prédios altos e modernos à beira de um corpo d'água. O céu está parcialmente nublado e a cena passa uma sensação de contraste entre o cenário urbano e a vida simples da pessoa no barco.

Crédito: divulgação

A 9ª edição da MARÉ – Mostra Ambiental de Cinema do Recife acontece de 11 a 26 de novembro com uma programação diversificada que inclui exibição de filmes, oficinas de formação e um seminário especial. Este ano, pela primeira vez, o evento ultrapassa fronteiras com uma sessão internacional na Cidade do Porto, em Portugal. No Recife, as atividades estão sendo realizadas em diversos espaços, como Teatro do Parque, Cine UFPE, Bar Super 8 e Armazém do Campo, com entrada gratuita para todas as idades.

O destaque desta edição da mostra é a estreia nordestina de “Os Sonhos de Pepe”, documentário do cineasta uruguaio Pablo Trobo sobre a vida do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica. A exibição ocorre no dia 16 de novembro, às 16h, no Armazém do Campo, no Centro do Recife. “Este filme traz uma reflexão profunda sobre consumismo e compromisso ambiental, temas centrais para a mostra deste ano”, afirma Rafael Buda, coordenador da MARÉ.

Além de “Os Sonhos de Pepe”, a mostra apresenta 46 filmes, incluindo obras com estreias aguardadas no Recife, como “Água Capital”, de Marcelo Pedroso, que reflete sobre a crise hídrica em Brasília; “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, que aborda a luta dos Yanomami contra ameaças de garimpos e epidemias; e “A Transformação de Canuto”, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, sobre a resistência cultural dos Guarani-Kaiowá.

“Os filmes da MARÉ sempre buscam conectar o público às questões ambientais e sociais mais urgentes, ampliando perspectivas e gerando impacto”, diz Buda.

A programação também oferece oficinas de formação que unem arte e meio ambiente. No Compaz Leda Alves, no Pina, a cineasta Eva Jofilsan ministrará a oficina “Da Poesia ao Vídeo” e, no Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha Joana Bezerra, Camila Nascimento conduzirá a oficina “O Mundo e o Minuto”. Ambas as atividades são voltadas ao público interessado em desenvolver habilidades criativas e explorar narrativas audiovisuais com temáticas ambientais. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site oficial da MARÉ.

Outra novidade é o Seminário Maré + Toró, que será transmitido online e reúne especialistas em debates sobre temas como poluição, cidades sustentáveis e direitos culturais. A doutoranda Giulia Bertotti liderará a discussão sobre microplásticos, enquanto o ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco José Bertotti abordará transformações urbanas. Já Ranielle Vital, presidenta do Instituto Toró, falará sobre o vínculo entre cultura e sustentabilidade.

Com uma programação que une cinema, educação e debates, a 9ª MARÉ se firma como um importante evento ambiental do Brasil. Além de conscientizar o público, a mostra busca inspirar ações concretas em prol da sustentabilidade, promovendo um diálogo global entre Brasil e Portugal sobre a preservação do meio ambiente. A programação completa da mostra está disponível no site da 9ª MARÉ.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.