Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Com recorde de casos de covid-19, Ministério Público cobra mudanças no Plano de Convivência

Maria Carolina Santos / 02/02/2022

Crédito: Instagram/@carvalheira

Pernambuco continua batendo recorde atrás de recorde de novos casos de coronavírus. Dados de hoje da Secretaria Estadual de Saúde apontam 7.806 novos casos de covid-19, sendo 100 (1,2% do total) de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que geralmente exigem internação hospitalar. É o maior número de novos casos já registrados no estado em toda a pandemia.

Com o descontrole causado pela variante ômicron, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que Secretaria Estadual de Saúde reavalie o Plano de Convivência vigente. Desde o dia 14 de janeiro, antes da subida íngreme da curva da ômicron, o estado está com o mesmo protocolo, que permite eventos com até 3 mil pessoas em área aberta.

Em recomendação entregue ontem ao secretário de saúde André Longo, o MPPE cobra providências para não permitir aglomeração de pessoas, “sejam estabelecimentos comerciais, eventos sociais e culturais, adotando, se for o caso, medidas restritivas mais severas”.

“Há grave risco à saúde pública gerado também pela permissão da realização de grandes eventos sociais, culturais e festivos”, destacaram as promotoras de Justiça Helena Capela e Eleonora Marise Rodrigues, no ofício.
A Secretaria Estadual de Saúde tem um prazo de 72 horas para informar o MPPE sobre o acatamento ou não dos termos da recomendação. Como se trata de uma recomendação, o Governo de Pernambuco não é obrigado a seguir as sugestões.

De acordo com levantamento da Fiocruz divulgado hoje, Pernambuco registrou tendência de crescimento de casos de SRAG nas últimas três semanas. Com o aumento de casos e os hospitais pressionados, o Governo resolveu na semana passada suspender por 60 dias férias e licenças de profissionais de saúde.

Mas o mesmo Governo manteve as festas privadas e ainda não se pronunciou sobre a proibição das festas privadas durante o carnaval.

AUTOR
Foto Maria Carolina Santos
Maria Carolina Santos

Jornalista pela UFPE. Fez carreira no Diario de Pernambuco, onde foi de estagiária a editora do site, com passagem pelo caderno de cultura. Contribuiu para veículos como Correio Braziliense, O Globo e Revista Continente. Ávida leitora de romances, gosta de escrever sobre tecnologia, política e cultura. Contato: carolsantos@gmail.com