Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Documentário Bora Ocupar terá sessão especial no Cine São Luiz

Laércio Portela / 13/12/2018

No dia 17 de dezembro, às 19h30, o documentário Bora Ocupar será exibido no Cine São Luiz, seguido de um debate com entrevistados e realizadores. O filme registra o movimento de ocupações de escolas públicas do Recife que, em 2016, se levantou contra a Proposta de Emenda Constitucional do Teto dos Gastos (PEC 55), a Reforma do Ensino Médio e o projeto Escola Sem Partido. No país, foram mais de mil ocupações que serviram de ponta de lança contra a atuação do governo Michel Temer na área da educação. Em Recife, o movimento teve início em 7 de novembro de 2016, com a ocupação da escola estadual Cândido Duarte, e prosseguiu até 9 de janeiro de 2017, quando se encerrou a ocupação da escola municipal Nilo Pereira.

As entrevistas são majoritariamente dos próprios ex-ocupantes que relatam sua vivência e refletem sobre a conjuntura política do país, o combate ao autoritarismo e ao corte no orçamento da Educação. Promovem a reflexão sobre o papel da educação e da participação dos estudantes no cotidiano escolar e apontam as relações de negociação e repressão estabelecidas com o poder público. Nas falas, erguem a defesa da democracia direta e da liberdade de ensino, crítica e pensamento. Mostram também a aspiração a uma escola sem discriminações e preconceitos. A solidariedade em torno do movimento é retratada por meio de entrevistas com apoiadores e familiares.

BO-São Luiz

O filme é fruto de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFPE. Envolveu a participação de estudantes de diversos cursos: Serviço Social, História, Psicologia, Ciências Sociais, Letras, Artes Visuais, Cinema e Rádio, Tv E Internet. A interdisciplinaridade garantiu uma rica troca de experiências e saberes.

A iniciativa foi apoiada pelo Marco Zero Conteúdo, Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais (NUDOC) e Laboratório de Imagem e Som (LIS). A trilha sonora conta com músicas de Siba, Bnegão, OQuadro, Freveribe, Kiko Dinucci, Beto Villares e Fernando Assunção.

Os ingressos custarão R$3 (meia), R$6 (inteira) e há uma lista de gratuidades para participantes do movimento estudantil e popular.

————————————————————————————–

Sessão Especial do documentário Bora Ocupar no Cine São Luiz

Data: 17 de dezembro, segunda feira

Horário: 19h30

Local: Cine São Luiz. R. da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife – PE

Direção e Produção: Soraia de Carvalho (Professora do Departamento de Serviço Social/UFPE)

Roteiro e entrevistas: Laércio Portela e Soraia de Carvalho

Direção de Fotografia: Carol Santino (estudante de Rádio, TV e internet na UFPE)

AUTOR
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República