Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Festival 3i – Jornalismo inovador, inspirador e independente

Marco Zero Conteúdo / 25/02/2022

Serão 10 dias de mesas, painéis e diálogos. O Festival 3iJornalismo Inovador, Inspirador e Independente está de volta em uma edição totalmente gratuita e virtual. De 15 a 25 de março, Importantes nomes do jornalismo nacional e internacional participarão de 13 mesas de discussão, 17 painéis e três diálogos, organizados em cinco trilhas temáticas que pautam o festival: democracia, diversidade, distribuição, empreendedorismo e meio ambiente.

Nas mesas acontecerão debates entre convidados e convidadas especialistas nos temas fundamentais ao jornalismo em 2022. Entrevistas com importantes pensadores e pensadoras do jornalismo do Brasil e do mundo serão realizadas sob o formato de diálogos. E os painéis serão o espaço de partilha de relatos e vivências no jornalismo independente em todos os cantos do país.

Tudo será transmitidos pelo canal do Youtube e Facebook do Festival 3i. São aproximadamente 40 horas de programação. O público também poderá conversar diretamente com convidados em salas exclusivas para inscritos. O evento vai se desdobrar ainda em conteúdos multimídia extras que serão lançados ao longo das duas semanas.

A intenção da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) é possibilitar que os participantes (ornalistas, pesquisadores, estudantes e empreendedores do Brasil e da América Latina) possam interagir, compartilhar desafios e trocar experiências com os convidados e convidadas, além de ter contato com tudo que há de mais atual no ramo do empreendedorismo na comunicação: novos modelos de negócios, narrativas e práticas.

Entre os debatedores confirmados há profissionais como Jon Lee Anderson, (New Yorker), Rosental Calmon Alves (Centro Knight para o Jornalismo nas Américas), Eliane Brum, Alison Bethel McKenzie (Report for America), Kátia Brasil (Amazônia Real), Maristela Crispim (Eco Nordeste), Janine Warner e Mijal Iastrebner (SembraMedia), Ale Higareda (Malvestida.com), Felipe Estefan e Nishant Lalwani (Luminate).

A 3ª edição do Festival 3i é patrocinada por Google News Initiative e Meta Journalism Project. E as trilhas temáticas têm apoio de Climate and Land Use Alliance (CLUA), Fundação Tide Setubal e Luminate.

A Marco Zero no 3i

No segundo dia do festival, 16 de março, junto com o Projeto Colabora a Marco Zero será anfitriã da mesa Das mídias de massa à massa de mídias: as transformações na indústria jornalística e os avanços e desafios para a mídia independente. As anfitriãs são as organizações responsáveis por planejar, definir debatedores e mediadores, fazer os convites e garantir a participação de convidados e convidadas.

Esta mesa terá como mediador Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, titular da Cátedra Unesco em Comunicação e da Cátedra Knight de Jornalismo na Escola de Jornalismo do Moody College of Communication, da Universidade do Texas em Austin. O tema será desenvolvido e discutido por:

  • Alison Bethel McKenzie, vice-presidente da Report for America, uma iniciativa sem fins lucrativos do The Ground Truth Project que coloca jornalistas emergentes em redações de toda a América para cobrir as histórias não contadas destas comunidades. Anteriormente, ela foi diretora executiva da Society of Professional Journalists, a segunda mulher e a primeira pessoa negra a ocupar o cargo nos 110 anos da instituição. Alison passou The Boston Globe, The Detroit News, Legal Times e Nassau Guardian in The Bahamas.
  • Janine Warner, autora de 25 livros sobre a internet e o jornalismo digital, instrutora do Centro Knight, cofundadora e CEO da SembraMedia e Knight Fellow do ICFJ. Sua experiência em mídia, tecnologia digital e negócios a levou a trabalhar com consultoria e palestras nos Estados Unidos, América Latina, Europa, Rússia e Ásia. Em 1998, foi diretora de operações de Internet do jornal The Miami Herald e mais tarde atuou como diretora de operações latino-americanas da CNET Networks Company.

A ideia é discutir as transformações pelas quais a indústria jornalística vem passando, dar exemplo dos seus avanços, apontar os desafios e as soluções encontradas até aqui e explicar o papel fundamental da Ajor neste cenário.

A mesa de encerramento, na noite de 25 de março, será mediada por Carol Monteiro, diretora de Cursos e Projetos da Marco Zero Conteúdo e professora da Universidade Católica de Pernambuco, onde idealizou o #Foca no 3i – cobertura do Festival por estudantes universitários das cinco regiões.

Ela vai facilitar o debate do tema Ombudsman: onde chegamos com o festival e para onde vamos?, com a participação de Joana Suarez, gerente de jornalismo na Revista AzMina e líder de outros projetos de jornalismo independente; Camila Silva, coordenadora do Programa Diversidade Racial na Comunicação do Nexo, colunista da Carta Capital e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (SP); e Rodrigo Alves é autor do podcast Vida de Jornalista, com bastidores e reflexões sobre a profissão.

Carol Monteiro também estará presente no formato painel mediando a conversa sobre O papel do ensino para um jornalismo inovador e independente. Participarão dessa discussão Natália Mazotte, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); a equipe do Comunicast, que é o projeto de Extensão em Podcast da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); e representantes do Observatório da Vida Agreste do campus de Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Outro integrante da equipe da Marco Zero na programação do Festival 3i é um dos editores e cofundador Laércio Portela. No diálogo A pauta como lugar de posicionamento, reflexão e re-humanização ele irá entrevistar a professora e pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE, colunista do The Intercept Brasil e doutora em Sociologia, Fabiana Moraes.

Vencedora de três prêmios Esso e autora de cinco livros, Fabiana agora está escrevendo um livro sobre pauta e ativismo com reflexões teóricas e práticas sobre a produção da notícia a partir de questões como colonialidade, objetividade e valor-notícia. A obra deverá ser lançada ainda neste primeiro semestre pela Arquipélago Editorial.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.