Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Família Hacker perde eleição em Tamandaré e Sirinhaém

Laércio Portela / 15/11/2020

Sérgio Hacker perdeu a reeleição para a Prefeitura de Tamandaré. Crédito: Reprodução Facebook

A família Hacker perdeu a eleição em dois dos três municípios que controlava no Litoral Sul de Pernambuco. A primeira derrota anunciada na noite deste domingo foi a do prefeito de Tamandaré e candidato à reeleição pelo PSB, Sérgio Hacker. O atual prefeito é marido de Sarí Mariana Gaspar Corte Real, ré na 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente da Capital por abandono de incapaz com resultado morte no caso do menino Miguel, que caiu de um edifício de luxo no Centro do Recife em junho.

Com 7.476 votos, 54,52%%, Isaias Honorato (Republicanos), conhecido por Carrapicho, derrotou Sérgio Hacker, que obteve 5.912 votos, 43,12%. Não haverá, no entanto, mudança no mandato de vice-prefeito. Isso porque o vice de Hacker, Mundinho, do Patriota, rompeu com o atual prefeito e foi candidato a vice na chapa de Carrapicho.

Carrapicho, aliás, havia disputado a Prefeitura de Tamandaré contra Sérgio Hacker em 2016, quando estava no PDT. Derrotado naquele ano, agora dá o troco.

Em Sirinhaém, a derrota também aconteceu por dentro da própria gestão Hacker. Isso porque o candidato do atual prefeito Franz Hacker, o presidente da Câmara, Coelhinho, do PSB, perdeu a eleição para Camila Machado (PP), atual vice-prefeita. Do mesmo jeito que aconteceu em Tamandaré, Camila rompeu com a família Hacker para tentar um projeto político próprio. Nas urnas, obteve 10.009 votos, 45,88%, contra 9.330 de Coelhinho, 42,77%.

Camila foi filiada por 17 anos aos PSB e precisou se desfiliar do partido depois do rompimento com os Hacker, no início deste ano, para conseguir disputar a Prefeitura.

Camila Machado, vice de Franz Hacker na eleição passada, rompeu e derrotou o candidato do prefeito agora em 2020. Crédito: Reprodução Facebook

Na Câmara de Sirinhaém, Franz, que é tio de Sérgio Hacker, conseguiu emplacar o irmão Berg Hacker, o mais votado para o legislativo municipal.

A única das três cidades onde os Hacker disputaram e ganharam a eleição foi Rio Formoso, onde a atual prefeita Isabel Hacker (PSB), mãe de Sérgio, foi reconduzida ao cargo. Com 100% dos votos apurados, ela obteve 6.729 votos, 53,84%, contra 4.677 de Edivaldo Cassimiro Lins Filho (PTB), que totalizava 37,42%.

As derrotas dos Hacker são uma exceção na vida política da família.

No histórico dos Hacker, de 1992 até 2016, a família havia disputado diretamente 15 eleições em diferentes cidades. Destas, o grupo só havia perdido uma até aqui, que foi em Tamandaré, no ano de 2004. Hildo Hacker Júnior, na sua primeira eleição, perdeu para Paulo Romero, um candidato apoiado por Paulo Guimarães, que foi prefeito da cidade de 1996 a 2004 e tentou agora voltar à Prefeitura de Tamandaré pelo PCdoB.

AUTOR
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República